The organic chemistry teaching with medicinal plants: a didactic sequence proposal for Young and Adult Education
Autores: Ana Kerly Oliveira de Brito, Rosa Virgínia Soares Mamede e Ana Kledna Leite Roque
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que carece de uma prática educacional que se adeque ao seu público. Essa necessidade se torna ainda mais acentuada quando nos deparamos com o ensino de Química. Frente a essa realidade, esta pesquisa objetivou a elaboração de uma sequência didática com a finalidade de aproximar os conceitos disciplinares de química orgânica das experiências de vida dos alunos da EJA, isto, por meio de atividades desenvolvidas com a temática plantas medicinais. Participaram 28 alunos do Eixo Formativo VII (correspondente ao 3° ano do ensino médio) de uma escola da rede estadual de ensino do município de Piripiri-PI. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Utilizaram-se dois questionários como ferramentas de coleta de dados. A partir da análise dos resultados obtidos, tanto qualitativos quanto quantitativos, pode-se observar que a sequência didática proposta mostrou-se uma boa ferramenta pedagógica para se trabalhar o reconhecimento de funções orgânicas. Concluiu-se que a utilização de temas que fazem parte da vivência dos alunos da EJA para contextualização do ensino de Química, atrelada a uma metodologia que favoreça a aquisição do conhecimento, permite despertar no aluno o interesse pela disciplina, favorecendo uma aprendizagem mais significativa.
Young and Adult Education (EJA) is a modality of education that lacks an educational practice that adequated its public. This need becomes even more emphasized when we are faced with the Chemistry teaching. Faced with this reality, this research aimed at the elaboration of a didactic sequence with the purpose of approaching the disciplinary concepts from organic chemistry of the EJA students life experiences, this through activities developed with the theme medicinal plants. A total of 28 students from the Eixo Formativo VII (corresponding to the 3rd year of high school, in Brazil) participated in a state school educational network from the municipality of Piripiri-PI. The research was developed in three pedagogical moments: problematization, organization of knowledge and application of this knowledge. Two questionnaires were used as a data collection tool. From the analysis of the results obtained, both qualitative and quantitative, it can be observed that the proposed following teaching proved to be a good pedagogical tool to work the recognition of organic functions. It was concluded that the use of themes that are part of the students experience from the EJA to contextualize the Chemistry teaching linked to a methodology that favors the acquisition of knowledge, allows to arouse in the student the interest for the discipline, favoring a more meaningful learning.
Plantas medicinais; Ensino de Química; Educação de Jovens e Adultos.
Medicinal plants; Chemistry Teaching; Young and Adult Education.