FÍSICA MÉDICA E ENSINO DE FÍSICA: EXAMES MÉDICOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NUMA PROPOSTA DE ENSINO COM ELEMENTOS DO ENFOQUE CTS

Medical Physics and Physics teaching: image diagnosis exams in a teaching proposal inspired in the STS approach

Autores: Stefany Cris Pereira e Ivanilda Higa

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar possibilidades e implicações de uma proposta de ensino baseada em elementos do enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), relacionando Ensino de Física e Física Médica. Foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática em uma turma do Ensino Médio, na qual foram estudadas formas de diagnósticos por imagem em aulas de Física. Por analisar as relações estabelecidas pelos estudantes com os temas desenvolvidos na sequência didática, a pesquisa é de natureza qualitativa utilizando, como estratégias de trabalho empírico, um questionário inicial, gravação das aulas em áudio e análise documental das produções realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento da sequência didática. As análises indicaram que os alunos estabeleceram relações entre a importância de se conhecer mais sobre o funcionamento dos exames médicos por imagem e a vida deles em sociedade, se preocupando com questões financeiras, comportamentais e de prevenção de erros médicos. Ao final da sequência didática os alunos compreenderam que um diagnóstico médico é feito com muito mais informações que apenas o histórico clínico do paciente.

Abstract

The goal of this research was to study possibilities and implications of a teaching proposal based on Science, Technology and Society (STS) approach, associating Physics Teaching and Medical Physics. A didactic sequence was created and implemented in a High School group. The didactic sequence focused on the study of image diagnosis under the STS approach, in Physics classes. Once it is intended to analyse the relations established by the students with the themes developed in the didactic sequence, the research is based on a qualitative approach. As empirical tools it was adopted an initial questionnaire, audio recording of the classes and the documentary analysis of the materials produced by the students. The results indicated that the students established different relations between the importance of knowing about the functioning of the medical image exams and their life in the society, having concerns about financial and behaviour issues, besides medical errors prevention. In the end of the didactic sequence the students understood that a medical diagnosis is made with much more information than just the patient clinical history.

Palavras-chave

Ensino de Física, Física Médica, Exames de Diagnóstico por imagem, Enfoque CTS.

Keywords

Physics Teaching, Medical Physics, Image diagnosis exams, STS Approach.

Texto em PDF