Study of the First and Second Laws of Thermodynamics by Employment of Experiments and a Stirling Engine
Autores: André Henrique Torres Müller, Flávio Gimenes Alvarenga e Gustavo Viali Loyola
Neste trabalho propomos a utilização de uma sequência didática para o ensino das primeira e segunda leis da termodinâmica com o emprego de experimentos, tais como um protótipo de motor Stirling beta e alguns aparatos menores, como bomba de encher pneus, tubo de vidro preso a uma seringa, um lançador de foguetes, com garrafa plástica fixa. Adota-se como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, utilizando o conhecimento prévio que o aluno tem sobre o conceito de calor, sendo este o subsunçor.
The present work proposes the use of instructional material for the teaching of the first and second laws of thermodynamics using experiments such as a prototype Stirling beta engine and some smaller devices such as tire inflation pump, glass tube attached to a syringe, a rocket launcher, with fixed pet bottle. It adopts as theoretical reference the Meaningful Learning of Ausubel, using the previous knowledge that the student has about heat, being this the subunit.
Termodinâmica. Condutividade térmica. Motor Stirling. Aprendizagem significativa.
Thermodynamics; Thermal conductivity; Stirling engine; Meaningful learning.