O conceito de simetria na Física: significados para alunos do ensino fundamental, médio e superior

The concept of symmetry in physics: meanings assigned by elementary school, high school, and college students

Autores: Aires Vinícius Correia da Silveira

O conceito de simetria está associado às leis de conservação na Física. Portanto, esse conceito é de grande importância para a compreensão e desenvolvimento da Física. Desta forma, o ensino de simetria na Física passa a ser também de grande relevância, mas não basta reconhecer a importância do seu ensino, também é necessário saber qual o conhecimento inicial do aluno para podermos ensinar de acordo. Para termos uma noção do conhecimento dos alunos sobre simetria, um questionário foi elaborado e aplicado com este objetivo de rastrear seus conhecimentos sobre simetria.

The concept of symmetry is associated to the laws of conservation in physics. Therefore, it is very important to the understanding and development of physics. Thus, the teaching of symmetry in physics is very important as well, however, it is not enough to recognize the relevance of its teaching, it is necessary to know the student?s previous knowledge in order to teach him/her accordingly. To have a notion of the previous knowledge of the students regarding symmetry, a questionnaire was constructed and applied with this objective.

simetria; operação de simetria; invariância

symmetry, symmetry operation, invariance