The use of E-aluno portal as a strategy for teaching and learning the Gauss Law
Autores: Pedro Alexandre Lopes de Souza, Eveline Borges Vilela Ribeiro, Claudio Roberto Machado Benite e Anna Maria Canavarro Benite
As TICs, a cada dia, são mais incorporadas como instrumentos ao processo pedagógico. Pensando dessa maneira, a introdução da internet na escola deve ser feita de forma que docentes e discentes possam gerenciar, selecionar e organizar a informação e transformá-la em conhecimento. Tendo em vista essas considerações, uma estratégia de ensino sobre a Lei de Gauss foi elaborada a partir do portal E-aluno. Essa estratégia é apresentada e analisada a partir do fluxo de conversação. A estratégia serviu como um exemplo de discussão sobre conceitos físicos sem que houvessem cálculos, bem como o entendimento dos estudantes sobre alguns conceitos centrais do assunto. Uma discussão assíncrona e permeada de discursos é apresentada no trabalho.
ICTs, every day, are more incorporated as instruments to the pedagogical process. Thinking in this way, introducing the Internet into school must be done so that teachers and students can manage, select and organize information and turn it into knowledge. In view of these considerations, a teaching strategy on the Gaussian Law was elaborated from the E-student portal. This strategy is presented and analyzed from the conversation flow. The strategy served as an example of discussion about physical concepts without calculations, as well as students understanding of some central concepts of the subject. An asynchronous and discourse-based discussion is presented in the paper.
Tecnologias de Informação e Comunicação, Lei de Gauss, Ambiente Virtual de Aprendizagem
Information and Communication Technologies, Gauss Law, Virtual Learning Environment