Solid State: a Negligenced Topic at High School and its Relevance in Materials Development
Autores: Liliane Nogueira Ferreira e Antônio L. Soares Jr
Buscou-se descobrir a eficácia de novos métodos de ensino no que diz respeito à química dos sólidos e sua correlação com o desenvolvimento de materiais na indústria, sem questionar o papel do professor, mas propondo diferentes recursos que possam ser incorporados ao sistema de ensino. O objetivo desta pesquisa é avaliar a aceitação de novos métodos educacionais e compreender a visão dos alunos de ensino médio quanto a uma abordagem diferente das rotineiramente observadas na maior parte das escolas estaduais: quadro e giz. Nessa investigação, trabalhou-se com a inserção de recursos multimídia aliados à experimentação dentro da sala de aula, incursão de conteúdos relacionados ao cotidiano dos discentes, levando ao ambiente escolar as expectativas e demandas industriais do setor de tratamento e beneficiamento de minério de ferro.
The purpose of this work was to find out the efficacy of new teaching methods in solids chemistry and their correlation with the development of materials in industry, without questioning the teacher role but proposing different resources that can be incorporated into the education system. The aim of this research was to evaluate the acceptance of new educational methods and to understand the vision of high school students regarding an approach different from those routinely observed in most state schools: chalkboard and chalk. In this research, we worked with the insertion of multimedia resources allied to experimentation into the classroom, incursion of contents related to students daily life, taking to the school environment the expectations and industrial demands of the treatment and processing industry of iron ore.
estado sólido, metodologias integradas, desenvolvimento industrial, minerais.
solid state, integrated methodologies, industrial development, minerals.