ABORDAGEM DE TEMAS E ENSINO DE FÍSICA: COMPREENSÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA EFEITO ESTUFA

Thematic approach and Physics teaching: comprehension of high school students about the greenhouse effect theme

Autores: Brenda Braga Pereira, Fernando C. C. Campos, Luciano Fernandes Silva e Newton Figueiredo

Resumo

Este trabalho descreve a fundamentação e a organização de um conjunto de práticas pedagógicas elaboradas a partir do tema Efeito Estufa desenvolvidas com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública de um município do interior do estado de Minas Gerais. Também é apresentada uma investigação que teve por objetivo analisar as relações que os alunos estabelecem entre conceitos de Física e aspectos ambientais, econômicos, políticos e sociais relacionados com o tema Efeito Estufa. Para coletar os dados foram utilizados questionários abertos, gravações de áudio de diálogos entre alunos e professores realizados nas aulas. Para análise foram utilizados procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva da análise temática. As análises indicam que os estudantes realizam algumas relações entre o tema Efeito Estufa e diferentes aspectos da realidade e conteúdo de Física. Todavia, percebeu-se que esse é um tipo de atividade que precisa ser realizado com mais frequência na escola básica, sobretudo devido ao fato de que as chamadas “teorias da conspiração” parecem estar ganhando um importante destaque na construção dos argumentos de alguns estudantes.

Abstract

This work describes the fundament and the organization of a series of pedagogical practices about the Greenhouse Effect theme developed with sophomore high school students from a public school in a city in the state of Minas Gerais. We also present the development of an investigation that aimed to analyze the relations that students establish between concepts of Physics and environmental, economic, political and social aspects related to the Greenhouse Effect theme. Open questionnaires, audio recordings of dialogues between students and teachers conducted in class were used to collect the data. For analysis, Content Analysis procedures were used from the perspective of the thematic analysis. The analyses indicate that students perform some relations between the Greenhouse Effect theme and different aspects of reality and Physics contents. However, we realize that this is a type of activity that needs to be carried out more frequently in secondary school, especially given the fact that the so-called "conspiracy theories" seem to be gaining an important prominence in the construction of the arguments of some students.

Palavras-chave

Efeito Estufa; Abordagem Temática; Ensino de Física

Keywords

Greenhouse effect; Thematic Approach; Physics Teaching.

Texto em PDF