O ENSINO DE SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA

The teaching of soil in elementary school through a didactic investigative sequence

Autores: Ronnie Petter Pereira Zanatta e Eliane Cristina Fernandes

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as potencialidades da utilização de uma sequência didática investigativa na construção do conhecimento sobre os fatores envolvidos na formação e diversidade do solo. Expomos o problema motivador da investigação, as atividades teóricas e experimentais, as discussões, o levantamento das concepções prévias e a sistematização do conhecimento através de produções escritas e argumentos em roda de discussão. O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino pública de Curitiba-PR. Como resultado, consideramos possível e necessária a abordagem investigativa em temas estruturantes do ensino de ciências no ensino fundamental, pois, além de permitir a aprendizagem de conceitos estabelecidos, essa metodologia fomenta o desenvolvimento de competências como observação, reflexão, comparação, levantamento de hipóteses, análises de resultados e registros de considerações.

Abstract

In this article we present the results of a research that sought to identify the potentialities of the use of a didactic investigative sequence in the construction of knowledge about the factors involved in soil formation and diversity. We present the motivating problem of the investigation, the theoretical and experimental activities, the discussions, the survey of the previous conceptions and the systematization of knowledge through written productions and arguments in discussion wheel. The work was developed in a class of the 6th year of elementary education of a public educational institution of Curitiba-PR. As a result, we consider possible and necessary the investigative approach in structuring themes of science teaching in elementary education, because, in addition to allowing the learning of established concepts, this methodology fosters the development of skills such as observation, reflection, comparison, analysis of results and records of considerations.

Palavras-chave

Ensino de ciências, atividade investigativa, sequência didática investigativa.

Keywords

Science teaching, investigative activity, research didactic sequence.

Texto em PDF