Perceptions of students on the use of a green space as non-formal education of botany
Autores: Everaldo Nunes de Farias Filho
Este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos de uma turma de ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) sobre a utilização de uma área verde como espaço não-formal para o ensino dos conceitos de Botânica. Utilizamos um aporte teórico-metodológico baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para a análise dos dados. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com os alunos participantes dessa pesquisa. De forma geral, percebemos que o espaço da área verde possibilitou um aumento considerável no interesse dos alunos em aprender novos conceitos, motivados pela curiosidade em conhecer as plantas em seu ambiente natural, unindo teoria e prática.
This article aims to analyze the perceptions of students from a high school class at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE) about the use of a green area as a non-formal space for the teaching of Botany concepts. We used a theoretical-methodological approach based on David Ausubel Theory of Meaningful Learning for data analysis. Data collection was performed through semi-structured interviews with students participating in this research. In general, we realized that the green space allowed a considerable increase in students interest in learning new concepts, motivated by curiosity to know the plants in their natural environment, uniting theory and practice.
Espaços não formais de ensino; Ensino de Botânica; Teoria da Aprendizagem Significativa
Fully Non formal education; Teaching Botany; Theory of Meaningful Learning