ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Cerrado Biome Approach in High School Textbooks

Autores: Aurilene Maria de Souza Carvalho e Dianne Michelle Alves da Silva

Resumo

O Cerrado é considerado uma das áreas prioritárias para a conservação devido seu alto grau de endemismo e ameaças de extinção. Por outro lado, a facilidade de desmatamento para a produção de grãos e de gado de corte faz com que esse bioma se encontre em precário estado de conservação. Nessa perspectiva, o ensino é uma ferramenta importante para formação de indivíduos com ensino crítico em relação aos problemas ambientais. O Ensino Médio é uma importante etapa na qual o bioma Cerrado precisa ser bem trabalhado. Trata-se da última etapa da educação básica. Ao ressaltar o papel do professor como orientador/mediador da aprendizagem é necessário selecionar informações importantes para serem trabalhadas de forma que se tornem significativas para os alunos. O presente artigo tem como objetivo avaliar como é a abordagem do Cerrado no ensino de biologia através de um estudo do livro didático e de forma experimental se a abordagem desse conteúdo é satisfatória para o trabalho docente. Os dados foram coletados em um colégio na cidade de Porangatu-Go. Foi realizada uma aula experimental de forma expositiva-dialogada somente com o conteúdo do livro. Posteriormente foi aplicada uma nova aula com diferentes metodologias e um questionário ao final de cada aula. Os dados coletados foram analisados através de um teste t para comparar a média de acertos dos alunos antes e após a aula e um Boxplot para representação gráfica da variação dos dados. Houve diferença significativa entre os acertos antes e depois da aula experimental (t = -3.2692; p=0.002715). O que pode explicar a grande diferença nos resultados é a metodologia adotada pelo professor associada à abordagem precária do bioma cerrado nos livros didáticos

Abstract

The Cerrado is considered one of the priority areas for conservation due to its high degree of endemism and threats of extinction. On the other hand, the ease of deforestation for the production of grains and of cattle of cut causes that this biome is in precarious state of conservation. From this perspective, teaching is an important tool for training critically ill individuals in relation to environmental problems. The High School is an important stage in which the Cerrado biome needs to be well worked. This is the last stage of basic education. In emphasizing the role of the teacher as a mediator of learning, it is necessary to select important information to be worked on in a way that becomes meaningful to the students. This article aims to evaluate how the Cerrado approach in biology teaching through a study of the textbook and in an experimental way if the approach of this content is satisfactory for the teaching work. Data were collected at a college in the city of Porangatu-Go. An experimental lecture was held in an expository way - dialogued only with the contents of the book. Subsequently a new class with different methodologies and a questionnaire was applied at the end of each class. The collected data were analyzed through a t-test to compare the students average scores before and after the class and a Boxplot for graphical representation of the variation of the data. There was a significant difference between the correct answers before and after the experimental class (t = -3.2692; p = 0.002715). What may explain the great difference in results is the methodology adopted by the teacher associated with the precarious approach of the biome cerrado in the textbooks.

Palavras-chave

Cerrado; Ensino de biologia; Livro didático.

Keywords

Cerrado; Biology teaching; Textbook.

Texto em PDF