OFICINA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA E A PRÁTICA

Workshop of continued education in environmental education: discussing the importance and practice

Autores: Fernanda Welter Adams, Kátia Martins de Oliveira, Scarlet Dandara Borges Alves e Simara Maria Tavares Nunes

Resumo

A presença da dimensão ambiental no processo de ensino/aprendizagem é de suma importância para a formação de cidadãos críticos/reflexivos, cientes de suas responsabilidades pessoais e dispostos a atuarem em favor do meio ambiente e da sustentabilidade. Assim, é necessário que os professores tenham uma formação inicial e continuada que lhes propicie subsídios de dimensão ambiental de forma que possam abordar de maneira segura esta temática em sala de aula em suas práticas pedagógicas cotidianas. Pensando nisso, uma Universidade Pública do Sudeste Goiano ofereceu aos professores da cidade e da região uma oficina para discutir a importância da dimensão ambiental e propiciar reflexões e discussões sobre a temática ambiental, além de apresentar exemplos de inserção da temática em sala de aula. O objetivo desse trabalho é relatar/analisar a elaboração/desenvolvimento da Oficina “A Questão Ambiental e o Conhecimento Químico no Ensino Médio e no 9º ano do Ensino Fundamental”, analisando as percepções dos professores participantes quanto à temática e sua aplicação em sala de aula. Para estas análises, aplicou-se um questionário aos participantes da oficina e estes revelaram que os professores reconhecem a importância da questão ambiental, mas sentem dificuldades de incorporar a temática em suas aulas.

Abstract

The presence of the environmental dimension in the teaching / learning process is of paramount importance to the formation of critical / reflective citizens, aware of their personal responsibilities and willing to act in favor of the environment and sustainability. It is therefore necessary that teachers have an initial and continuing education to provide grants to environmental dimension so that they can safely address this issue in the classroom, in their everyday teaching practices. With this proposal in mind, a public University of the Southeast of Goiás offered to the teachers of the city and region a workshop to discuss the importance of environmental concerns and provide reflections and discussions on environmental issues, besides to introduce examples of the insertions of this theme in the classroom. The aim of this study is to report/analyze the design/development of the workshop entitled "Environmental Issues and Chemical Knowledge in high school and in the 9th grade of elementary school", analyzing the perceptions of participating teachers on this subject and its application in the classroom. For these analyzes, we applied a questionnaire to participants of the workshop; these revealed that teachers recognize the importance of environmental issues, but have difficulties to incorporate environmental issues in their classes.

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Formação Continuada, Dimensão Ambiental, Pibid.

Keywords

Science Education, Continued Education, Environmental Dimension, Pibid.

Texto em PDF