UM JOGO DIDÁTICO PAR A O ENSINO DE MICROBIOLOGIA

A didactic game for the teaching of Microbiology

Autores: Bayardo B. Torres, Gabriel S. Arini, Ivone Cordeiro dos Santos, Vera C. A. Ferreira e Maria Ligia C. Carvalhal

Este artigo descreve o desenvolvimento e a avaliação de um jogo didático concebido para motivar o aprendizado de conceitos relacionados a ações e hábitos do cotidiano capazes de favorecer contaminações microbianas, com consequências graves ou brandas. Essas situações demandam possibilidades de “tratamentos”, que requerem decisões individuais ou coletivas dos jogadores. Conceitos sobre higiene, saneamento, poluição, transmissão de microrganismos, mecanismos de defesa, vacinas e preservação do ambiente são abordados na evolução do jogo. O jogo foi desenvolvido e avaliado a partir de referenciais que podem ser aplicados para o desenvolvimento e avaliação de jogos semelhantes. A avaliação, resultante de uma oficina com professores de Biologia e Ciências e de um grupo de estudantes do ensino médio foi amplamente favorável à utilização do jogo em sala de aula por ser considerado um material lúdico motivador de aprendizagem de conteúdos pertinentes ao currículo escolar.

This article describes both the development and the evaluation of a didactic game aiming at promoting the learning of concepts related to actions and habits that favor microbial contamination with mild or severe consequences. Contaminations demand possibilities of "treatments", which require individual or collective decisions of the players. Concepts about hygiene, sanitation, pollution, transmission of microorganisms, defense mechanisms, vaccines and preservation of the environment are addressed as the game unfolds. The game was developed and evaluated from a new framework that can be applied in the development and evaluation of similar games. The evaluation of the tool, resulting from a workshop with Biology and Science teachers, and by High School students was broadly favorable to the use of the game in the classroom as it was considered a relevant playful motivating material for learning into school curriculum.

Ensino de microbiologia; Jogo didático; Microbiologia no cotidiano.

Microbiology teaching; Didactic game; Daily microbiology.