O BRINCAR E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
The Play and the Three Pedagogical Moments: contributions to the teaching of Science in Early Childhood Education
Autores: Leticia dos Santos Barbosa, Josenilda Assunção Lima, Jefferson da Silva Santos e Simoni Tormohlen Gehlen
Alguns estudos em Educação em Ciências, que se fundamentam na pedagogia freireana, têm evidenciado a importância da ressignificação curricular por meio do processo de Investigação Temática. No entanto, destaca-se que há poucos estudos nessa perspectiva que contemplam a Educação Infantil. Portanto, sendo os Três Momentos Pedagógicos (3MP) uma dinâmica que pauta-se nos pressupostos freireanos da dialogicidade e problematização, objetivou-se investigar os limites e possibilidades dos 3MP na elaboração e implementação de brincadeiras com base no Tema Gerador “As riquezas naturais do Iguape: entre o discurso e a prática”, tendo como referência alguns conhecimentos das Ciências Naturais. Realizaram-se dois processos formativos de professores: no primeiro obteve-se o Tema Gerador; no segundo houve a elaboração e implementação das atividades didático-pedagógicas. Dentre os resultados, destaca-se que o caráter participativo e inquietador das brincadeiras articuladas aos 3MP possibilitou a compreensão das crianças em relação aos problemas na comunidade do Iguape, como os impactos dos resíduos domésticos no mangue. Contudo, constatou-se a dificuldade em localizar atividades com linguagem infantil que possuam as características necessárias para articular-se aos 3MP, exigindo originalidade e criatividade do educador no processo de criação ou adaptação das brincadeiras utilizadas nesse contexto.
Some studies in Science Education, which are based on Freire pedagogy, have highlighted the importance of curricular resignification through the Thematic Investigation process. However, it is noteworthy that there are few studies in this perspective that include early Childhood Education. Therefore, being the Three Pedagogical Moments (3MP) a dynamic based on Freire assumptions of dialogicity and problematization, the objective was to investigate the limits and possibilities of 3MP in the elaboration and implementation of games based on the Generating Theme “The Natural Riches of Iguape: between discourse and practice”, having as reference some knowledge of the Natural Sciences. Two teacher training processes were carried out: the first was the Generator Theme; In the second, there was the elaboration and implementation of didactic-pedagogical activities. Among the results, it is noteworthy that the participatory and unsettling nature of the games articulated at 3MP made it possible for children to understand the problems in the Iguape community, such as the impacts of domestic waste on mangroves. However, it was found the difficulty in locating activities with children language that have the characteristics necessary to articulate the 3MP, requiring originality and creativity of the educator in the process of creation or adaptation of the games used in this context.
Brincar; Educação Infantil; Três Momentos Pedagógicos; Paulo Freire.
Play; Child education; Three Pedagogical Moments; Paulo Freire.