ANÁLISE DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE GENÉTICA FEITAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Analysis of practical activities of Genetics made in a complementary training course for teachers of Basic Education
Autores: Eglaia de Carvalho e Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
As atividades práticas no âmbito da educação básica são consideradas atualmente mais do que demonstrações de laboratório, considera-se toda atividade que envolve a participação de alunos em diferentes espaços e abordando diferentes conteúdos. No ensino de Biologia temas como genética, evolução e biotecnologia estão cada dia mais presentes no dia-a-dia dos estudantes e tornam-se um desafio para professores que podem ter em cursos de formação complementar aportes para trabalhar estas temáticas na escola. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo analisar um curso de formação complementar que aborda conteúdos de genética, evolução e biotecnologia sob a ótica de professores de ciências em diferentes níveis de formação e atuação docente. A pesquisa acompanhou um curso de formação complementar que apresentou conteúdos teóricos e práticos de genética, evolução e biotecnologia para 11 professores de uma cidade do interior do Paraná, foram realizadas duas entrevistas coletivas e uma entrevista individual. Durante a realização deste curso os participantes mostraram interesse em evidenciar o quanto são carentes de curso com as temáticas como as propostas neste trabalho, contribuindo com sua prática pedagógica. Na análise dos dois dias de curso pode-se considerar que os professores apresentaram maior dificuldade para os conteúdos de genética e evolução e mostraram maior familiaridade quando os conteúdos de biotecnologia foram apresentados, isso evidência o que a literatura já aponta dos obstáculos conceituais que o conteúdo de evolução apresentam-se na formação de professores. Esse aspecto demonstra a necessidade de temas como esse serem constantemente abordados em cursos de formação.
Practical activities in basic education are currently considered more than laboratory demonstrations, it is considered any activity that involves the participation of students in different spaces and addressing different content. In biology teaching, topics such as genetics, evolution and biotechnology are increasingly present in the daily lives of students and become a challenge for teachers who can take complementary training courses to work on these topics in school. This paper aims to analyze a complementary training course that addresses genetics, evolution and biotechnology contents from the perspective of science teachers at different levels of education and teaching performance. The research followed a complementary training course that presented theoretical and practical contents of genetics, evolution and biotechnology for 11 teachers from a city in ParanĂ¡ State, there were two collective interviews and one individual interview. During the course participants showed interest in highlighting how much they lack the themes proposed on the course, contributing to their pedagogical practice. In the analysis of the two days of the course it can be considered that the teachers presented more difficulty for the genetics and evolution contents and showed more familiarity when the biotechnology contents were presented. This aspect demonstrates the need for topics such as this to be constantly addressed in training courses.
Atividades práticas. Formação complementar. Genética. Evolução. Biotecnologia.
Practical activities. Complementary training. Genetics. Evolution. Biotechnology.