BIOTECNOLOGIA NA SALA DE AULA: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO JOGO DIDÁTICO “BASES PARA BIOTECNOLOGIA E CAMINHOS PARA ELETROFORESE”
Biotechnology in the classroom: learning through the teaching game “bases for biotechnology and pathways for electrophoresis”
Autores: Elaine Fernanda dos Santos e Sindiany Suelen Caduda dos Santos
A compreensão dos conhecimentos em biotecnologia constitui um desafio para professores e alunos devido à complexidade desses assuntos no ensino básico, aliada aos avanços tecnológicos que promovem modificações constantes nessa área. Deste modo, a falta de metodologias inovadoras de ensino dificulta o entendimento dos conteúdos, o que gera problemas de aprendizagem, evidenciados pela falta de interesse dos alunos por temas relacionados a ciências. Nessa perspectiva, este trabalho analisou a eficiência do jogo didático Bases para biotecnologia e caminhos para eletroforese no processo de ensino e aprendizagem de alunos de duas escolas públicas do ensino básico, em Sergipe. Para tal, foi utilizada a metodologia de Bossolan, baseada na aplicação de um questionário aberto, antes e após a utilização do jogo. Foi constatado que o recurso didático contribuiu de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na construção do conhecimento sobre o conteúdo eletroforese, que apontou uma mudança significativa quando comparados os resultados dos questionários.
Understanding knowledges on biotechnology represents a challenge for professor and students due to the complexity of these subjects during primary education, combined with technological advances that foster constant modifications in this area. Therefore, the lack of innovative teaching methodologies impairs the understanding of contents, which generates learning issues, evidenced by the lack of interest of students towards science related themes. Under this perspective, this work analised the efficiency of the didactic activity Foundations for biotechnology: ways to electrophoresis in the process of teaching and learning of students from two elementary public schools in Sergipe. Thus, Bossolan methodology was used, based on the adoption of an open quiz, before and after the activity. It was observed that the didactic resource contributed to the building of the knowledge about the electrophoresis contente, which showed a substantial change when the answers of the quiz were compared.
Recursos didáticos. Educação Básica. Ensino de Biotecnologia.
Didactic resources. Basic education. Teaching Biotechnology.