O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE TIPOS DE SOLOS SEGUNDO A TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN
Process of formation of the concept of soil types according to the theory of mental actions by Galperin
Autores: Emiliana Silva de Lima e Petronildo Bezerra da Silva
Este estudo visa compreender como a Teoria das Ações Mentais por Etapas, discutida por Galperin corrobora para a formação das habilidades de identificar, comparar e classificar os tipos de solo. Para tal, foi aplicado um planejamento didático na disciplina de Ciências com alunos do 5º ano de uma escola pública na cidade do Recife. Através da realização das atividades pôde-se perceber que as respostas dos estudantes, seja na forma externa ou interna, sinalizaram a internalização / assimilação do conceito, demonstrando autonomia e desenvolvimento de habilidades.
This study aims to understand how the theory of mental actions by stages discussed by Galperin corroborates the formation of the abilities to: identify, compare and classify soil types. A didactic planning was applied in the discipline of science with students of the 5th year of a public school in the city of Recife. Through the application of the activities, it was possible to perceive that the students responses, either externally or internally, signaled for the internalization / assimilation of the concept, demonstrating the students independence and the development of the abilities.
Galperin; Conceitos; Tipos de Solos; Habilidades.
Galperin; Concepts; Types of Soils; Skills