CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE Pediculus humanus capitis PARA DISCUSSÃO SOBRE PEDICULOSE EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Construction and use of didatic models of Pediculus humanus capitis for discussion on pediculosis in a school of the field
Autores: Kamila Jessica de Oliveira Silva, Catarina Teixeira e Fernando Lourenço Pereira
Esse trabalho mostra a análise do processo de construção e aplicação de modelos didáticos de piolho do couro cabeludo dentro de um conjunto de oficinas destinadas à discussão sobre pediculose entre estudantes do segundo segmento do ensino fundamental de uma escola do campo. Dentre as modalidades de modelos didáticos utilizados, nós destacamos os desenhos esquemáticos ampliados e modelos didáticos tridimensionais confeccionados em feltro para representar a morfologia e o ciclo vital do piolho. Esses modelos didáticos foram essenciais para a compreensão dos educandos sobre a pediculose, a partir dos conhecimentos biológicos do parasito, contribuindo, assim para a construção de conhecimento científico individual e coletivo.
This work shows the analysis of the process of construction and application of didactic models of scalp lice within a set of workshops aimed at discussing pediculosis among students of the second elementary school segment of a rural school. Among the modalities of didactic models used, we highlight the extended schematic drawings and three-dimensional didactic models in felt to represent the morphology and life cycle of the lice. These didactic models were essential for the students understanding of pediculosis from the biological knowledge of the parasite, thus contributing to the construction of individual and collective scientific knowledge.
modelos didáticos; pediculose; ambiente escolar
didactic models; pediculosis; school environment