MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DA CÉLULA
Conceptual Maps as a tool in the promotion of knowledge and evaluation in the discipline of Cell Biology
Autores: Jessica Costa Silva, Lucas Vinicius Bezerra Queiroz e Maria Izabel Gallao
O ensino de Ciências, tanto no âmbito da educação básica quanto na superior, apresenta algumas problemáticas relacionadas à qualidade da aprendizagem dos estudantes, devido as linguagens técnicas e os conceitos complexos que são, inevitavelmente, exigidos pela área. O psicólogo da educação David Paul Ausubel, entre as décadas de 60 e 70, desenvolveu e publicou pesquisas a respeito da cognição e elaborou a sua teoria sobre Aprendizagem Significativa. Uma das formas de proporcionar e avaliar a Aprendizagem Significativa é o método criado pelo biólogo e cientista da educação Joseph Novak, na década de 70, que consiste na construção de Mapas Conceituais. Esta ferramenta relaciona ideias em uma linha de raciocínio lógico e tem como objetivo principal responder a uma questão focal. Considerando as ideias dos autores Ausubel e Novak, com a intenção de promover uma estratégia de ensino facilitadora e didática, propomos a construção de Mapas Conceituais sobre metabolismo e estrutura de organelas das células animal e vegetal, para a turma do primeiro semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. A partir dos nossos resultados podemos apontar a capacidade da ferramenta como uma forma eficaz de promover e avaliar a Aprendizagem Significativa de um tema de biologia celular.
The teaching of science, both in basic education and in higher education, presents some problems related to the quality of student learning, due to the technical languages and the complex concepts that are inevitably required by the area. Education psychologist David Paul Ausubel, between the 1960s and 1970s, developed and published research on cognition and elaborated his theory on Significant Learning. One way of providing and evaluating Significant Learning is the method created by biologist and educational scientist Joseph Novak in the 1970s, which consists of the construction of Conceptual Maps. This tool relates ideas in a line of logical reasoning and its main objective is to answer a focal question. Considering the ideas of the authors Ausubel and Novak, with the intention of promoting a teaching and learning strategy, we propose the construction of Conceptual Maps on metabolism and structure of animal and plant cell organelles for the first semester class (2018.1), of the course of Biological Sciences of the Federal University of CearĂ¡. From our results, we can point out the capacity of the tool as an effective way of promoting and evaluating Significant Learning.
Conhecimento prévio. Ensino de Biologia. Organelas citoplasmáticas.
Previous knowledge. Teaching of Biology. Cytoplasmic organelles.