ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INSETOS AQUÁTICOS E A POLUIÇÃO DOS RIOS
Investigative activities in the teaching of sciences: aquatic insects and the pollution of the rivers
Autores: Lorraine dos Santos Rocha e Juliana Simiao-Ferreira
No ensino de ciências há uma grande preocupação com a reestruturação curricular para um ensino mais problematizador e relacionado ao cotidiano. O ensino por investigação é uma abordagem que possibilita a alfabetização científica, visto que possibilita a participação ativa do estudante no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, um tema relevante que pode despertar indagação nos alunos é a qualidade de ambientes aquáticos que pode chamar atenção sobre os impactos ambientais e as consequências deles sobre a biodiversidade. O objetivo deste estudo é elaborar e testar uma sequência de ensino investigativo para iniciação científica no ensino fundamental para abordar impactos ambientais e bioindicadores aquáticos. As atividades investigativas foram desenvolvidas em dois espaços educacionais: o formal na unidade escolar, e o outro no espaço não formal de educação, no Parque Ambiental Ipiranga. Os alunos da turma de iniciação científica ao serem instruídos sobre as etapas da investigação científica demonstraram muito interesse pelo projeto e logo se envolveram com as atividades sugeridas. Conforme essa experiência da pesquisa, ao ensinar ciências por investigação, é possível despertar o interesse dos estudantes, e proporcionar aos alunos oportunidades para enxergar os problemas do mundo, como por exemplo, a preservação da biodiversidade aquática, elaborando planos de ação e estratégias.
In science education there is a great concern with curricular restructuring so that it is a more problematizing and day-to-day teaching. Research teaching is an approach that enables scientific literacy, since it enables the active participation of the student in the teaching-learning process. However, a relevant issue that may raise questions among students is the quality of aquatic environments that can draw attention to the environmental impacts and their consequences on biodiversity. The objective of this study is to elaborate and test a sequence of investigative teaching for scientific initiation in elementary education to address environmental impacts and aquatic bioindicators. The research activities were developed in two educational spaces: the formal one in the school unit, and the other in the non-formal educational space, in the Ipiranga Environmental Park. The students in the scientific initiation class who were instructed in the steps of scientific research were very interested in the project and soon became involved in the suggested activities. According to this research experience, by teaching research sciences, it is possible to arouse students interest, and to provide students with opportunities to see the worlds problems, such as preserving aquatic biodiversity, drawing up action plans and strategies.
Ensino por investigação; Alfabetização científica; Iniciação científica
Research teaching; Scientific Literacy; Scientific research