IMAGENS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: LEITURA E SIGNIFICAÇÕES

Advertising announcements to science teaching: reading and significations

Autores: Luciana Richter, Monica da Silva Gallon e Fabiana Pauletti

Resumo

A presença de imagens em nosso cotidiano nos expõe ao desafio de refletir sobre qual o papel que elas exercem na construção de significações, na constituição dos sujeitos e na expressão da cultura. Além disso, como conceber essas imagens, particularmente as publicitárias, como potenciais recursos para o ensino. Essa investigação constitui-se em um relato de experiência, de cunho qualitativo, com leitura de imagens publicitárias para o ensino de ciências. Os participantes foram 31 estudantes do 7º ano de Ensino Fundamental de uma instituição de ensino Estadual do município de Porto Alegre (RS). O objetivo geral foi ampliar discussões sobre o uso de imagens de anúncio publicitário no contexto educativo, por meio da comparação de duas formas de utilização: primeiro com imagens escolhidas pela docente e posteriormente com imagens selecionadas pelos estudantes. Essa experiência permitiu constatar com auxílio de Análise Textual Discursiva que a seleção de imagens por eles facilitou a leitura realizada na atividade e o desenvolvimento do conteúdo pela docente.

Abstract

The presence of images in our daily lives exposes us to the challenge of reflecting on their role in the construction of meanings, in the constitution of the subjects and in the expression of culture, as well as in designing images, particularly advertising, as potential resources for teaching. This research is an experience report of a qualitative nature, with reading of advertising images for the teaching of science. The participants were 31 students of the 7th year of elementary school of a State teaching institution of the city of Porto Alegre (RS). The general objective was to expand discussions about the use of advertising images in the educational context, by comparing two types of use: first with images chosen by the teacher and later with images selected by the students. This experience allowed us to verify with the aid of Discursive Textual Analysis that the selection of images facilitated the reading of the activity and the content development by the teacher.

Palavras-chave

Anúncios publicitários; Prática pedagógica; Leitura de imagens.

Keywords

Advertising; Pedagogical practice; Reading images.

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