REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE ESCALAS PLANETÁRIAS E ESTELARES

Augmented Reality as a teaching resource for education and learning of planetary and stellar scales

Autores: Thales Ferreira Panke e Anderson Roges Teixeira Goes

Resumo

Atualmente os recursos tecnológicos são cada vez mais utilizados no ambiente educacional com a finalidade de promover interesse, facilidade de compreensão e proporcionar aprendizagem dos discentes. A Realidade Aumentada, como uma ferramenta de visualização de conceitos e imagens, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem pelo fato de projetar determinadas ideias que comumente são compreendidas através da imaginação dos estudantes. Desta forma, este trabalho propõe a aplicação de um software educacional, denominado “SkyConquest” (desenvolvido especialmente para esta pesquisa) que possibilita comparações dentre as características planetárias e estelares utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada. Os dados para a análise da pesquisa foram coletados por meio de duas entrevistas semiestruturadas (inicial e final) com três estudantes e, também, da observação da utilização do SkyConquest com nove estudantes, todos do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que a utilização da ferramenta da Realidade Aumentada, como auxílio didático, possui potencial de agregar interesse e entusiasmo dos estudantes, possibilitando a verificação de conceitos que muitas vezes permaneciam no imaginativo. 

Abstract

Currently, the use of technological resources, as educational assistance in school environments are increasing, due to its contribution for greater interest, ease of understanding and greater efficiency in student learning. In this scenario, the Augmented Reality, as an auxiliary visual tool, can contribute to the teaching and learning process by its capability of projecting certain ideas that are commonly understood through the students imaginations. Therefore, this research proposes the application of an educational software (SkyConquest) which allows comparisons between planetary and stellar characteristics through Augmented Reality. The data for the analysis of this research were collected through two semi-structured researches (initial and final) with three students and also, through observing the use of the software with nine students, all from the 6th year of elementary school. The results demonstrate that the use of the Augmented Reality tool, as a didactic aid, has the potential to increase students interest and enthusiasm, allowing the verification of concepts that were often imaginative.

Palavras-chave

Astronomia. Realidade Aumentada. Ensino Fundamental. Escalas planetárias. Material didático.

Keywords

Astronomy. Augmented Reality. Elementary School. Planetary scales.

Texto em PDF