EXPLORANDO APRENDIZAGENS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ASTRONOMIA COM O AUXÍLIO DE UM PLANETÁRIO MÓVEL
Exploring primary school childrens learning about Astronomy with a mobile planetarium
Autores: Alessandro Damasio Trani Gomes e Fernando Otavio Coelho
Este trabalho tem por objetivo analisar as aprendizagens de alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Minas Gerais decorrentes de sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. A pesquisa foi fundamentada teórica e metodologicamente pelos trabalhos de Knud Illeris sobre aprendizagem humana e pelo Modelo Contextual de Aprendizagem de Falk e Storksdieck. Por meio de desenhos, as concepções dos participantes sobre o que existe no espaço foram identificadas antes e após a sessão com o planetário, permitindo estabelecer comparações qualitativas entre os desenhos de cada um dos participantes. Os resultados sugerem que a sessão de cúpula contribuiu para a aprendizagem dos participantes, que, no geral, desenvolveram concepções mais sofisticadas sobre os astros celestes. Também são discutidas as implicações educacionais e novas possibilidades de pesquisa na área.
This work analyzes the learning of Elementary School students from a state school in Minas Gerais resulting from mobile planetarium sessions. This research was based theoretically and methodologically by the works of Knud Illeris on human learning and the Contextual Model of Learning developed by Falk and Storksdieck. By means of drawings, the participants conceptions of what exists in space were identified before and after the planetarium´s session, allowing qualitative comparisons between each participants drawings. The results suggest that the activity in the planetarium contributed to participants learning, which in general developed more sophisticated conceptions about the celestial bodies. The educational implications and new research possibilities in the area are also discussed.
Astronomia; Planetário; Ensino Fundamental; Educação não formal.
Astronomy; Planetarium; Non-formal Education.