Computational simulation and models in the learning of electrical circuits: a view on the classroom
Autores: Ana Paula Rebello, Maurivan Güntzel Ramos
O artigo apresenta um relato de investigação sobre o processo de aprendizagem de circuitos elétricos, no Ensino Médio, contando, principalmente, com o auxílio de simulação computacional e de maquetes. Para avaliar a aprendizagem foram comparados desempenhos dos alunos em testes aplicados antes e depois das atividades e para compreender o processo vivenciado pelos alunos foram realizadas entrevistas. Os resultados quantitativos mostram que a aprendizagem dos alunos foi significativa e a análise qualitativa das entrevistas permite compreender os motivos dessa diferença, de modo que uma análise serve para potencializar a outra.
The article presents research findings of the teaching process of electric circuits in high school, considering, especially the help of computational simulation and models in a learning unit of this topic. To evaluate students? performance results in tests before and after the activities were compared. To better understand the process the students were interviewed. Quantitative results show that students' learning was meaningful. Qualitative analysis of interviews contributed to understand the reasons for this difference, so that one analysis serves to reinforce the other.
ensino de Física; circuitos elétricos; maquetes; recursos computacionais; unidade de aprendizagem
physics teaching; eletrics circuits; models; computational simulation; learning unit