“CANTINHO DA QUÍMICA”: TRABALHANDO A TEMÁTICA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DO LÚDICO

"Chemistry Corner": Working energy and sustainability through ludic activities

Autores: Fernanda Welter Adams e Simara Maria Tavares Nunes

Resumo

Através da elaboração/desenvolvimento de um painel com caráter lúdico intitulado “Cantinho da Química: Em prol de um desenvolvimento sustentável”, trabalhou-se com alunos do Ensino Médio a temática “Energia e Sustentabilidade”. Está temática já estava sendo abordada através do projeto temático “Química e energia em prol de um desenvolvimento sustentável”, elaborado/desenvolvido pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Sudeste Goiano no ano de 2012, sendo o painel uma das ações de tal projeto. Vale ressaltar que os alunos foram os principais autores do painel, sendo os responsáveis por “alimentar” o mesmo. Para isso, pesquisaram e trouxeram para a sala de aula charges, poemas, reportagens e músicas relacionados com a problemática “Energia e Sustentabilidade”. Buscou-se através desta atividade que os alunos se tornassem sujeitos ativos na construção de seus conhecimentos ao buscarem as informações, que aprendessem a pesquisar, a selecionar, compreender e interpretar informações, a debater, a se comunicar em público, a expor suas contribuições (opiniões) para a sala, professora e as bolsistas, sendo ainda estimulados a escrever, desenvolveram a criatividade e a criticidade, além do aprendizado do trabalho em equipe. Ou seja, a atividade buscou preparar os educandos para exporem suas ideias, levando-os a perceberem o poder de influência que têm como cidadãos.

Abstract

By the preparation/development of a panel with playfulness titled "Corner Chemistry: energy and sustainability for a better future", it was worked with high school students the theme "Energy and Sustainability. This theme was been addressed through the thematic project "Chemical and energy in support of sustainable development", designed/developed by fellows of the Institutional Program Initiation Grant to the Teaching of the Degree in Chemistry of a Public University of Goiás Southeast in 2012, being the panel one of the actions of such project. It is noteworthy that the students were the main authors of the panel, being responsible for "feeding" the same. For this, they researched and brought to the classroom cartoons, poems, stories and songs related to the problem "Energy and Sustainability". It was searched through this activity that the students to become active subjects in the construction of their knowledge when seeking information, that learned to search, to select information, to understand and interpret information, to debate, to communicate in public, to expose their contributions (opinions) to the room, teacher and fellows, still being stimulated to write, to develop creativity and criticality, in addition to learn to work in teamwork. That is, the activity sought to prepar the students to present their ideas, leading them to realize the power of influence that they have as citizens.

Palavras-chave

atividade lúdica, contextualização, formação cidadã.

Keywords

playful activity, context, civic education.

Texto em PDF