REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO: UMA PROPOSTA DE ADORDAGEM EM SALA DE AULA

Oxi-Reduction Reactions: an Approach Proposal in Classroom

Autores: Sabrina Gabriela Klein, Mara Elisa Fortes Braibante e Hugo Tubal Schmitz Braibante

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação educacional no ensino de Química voltada para o estudo do conteúdo de reações de oxi-redução. A pesquisa investigou como a temática poluição pode contribuir para a construção do conhecimento de reações redox, e nesse artigo, apresenta-se uma proposta de abordagem para o conteúdo, bem como, os resultados encontrados por meio de uma intervenção em sala de aula com estudantes do ensino médio. Para isso, apresentamos uma breve revisão teórica sobre as reações redox bem como estudos que apontam as principais dificuldades de ensino e aprendizagem. As intervenções em sala de aula foram organizadas através do tema poluição que foi trabalhado sobre dois enfoques: poluição do solo e poluição da água. Os resultados demonstram que a forma proposta foi, de maneira geral, eficaz para uma evolução conceitual, amenizando as dificuldades encontradas no ensino desse conteúdo.

Abstract

The present paper presents the results of an educational research in the teaching of Chemistry focused on the study of the oxy-reduction reactions content. The research investigated how the thematic pollution can contribute to the construction of redox reactions knowledge, and in this paper, presents a proposal for approaching the content as well as the results found through a classroom intervention with high school students. For this, we present a theoretical revision on the redox reactions as well as studies that point out the main difficulties of teaching and learning. Classroom interventions were organized through the theme pollution that was developed on two approaches: soil pollution and water pollution. The results demonstrate that the proposed model was, in general, effective for a conceptual evolution, mitigating the difficulties presented in teaching of this content.

Palavras-chave

reações redox; poluição do solo e da água; ensino e aprendizagem;

Keywords

redox reactions; soil and water pollution; teaching and learning

Texto em PDF