AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

The Contributions of a Teaching Sequence with Investigative Approach to the Teaching of Chemistry

Autores: Elisandra Chastel Francischini Vidrik, Willa Nayana Correa Almeida e João Manoel da Silva Malheiro

Resumo

A presente investigação busca apresentar as contribuições de uma sequência didática com enfoque investigativo para o ensino de Química, destacando os momentos práticos e experimentais desenvolvidos com cento e vinte alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Cuiabá-MT. A pesquisa realizada para este estudo teve uma abordagem qualitativa, com observação participante. Os resultados evidenciaram que a metodologia utilizada possibilitou aos alunos o despertar para a reflexão, argumentação e busca por resolução de problemas, contribuindo para a construção do conhecimento e a abertura para novas experiências, alcançando assim, uma aprendizagem significativa.

Abstract

The present investigation seeks to present the contributions of a didactic sequence with an investigative focus for the teaching of Chemistry, highlighting the practical and experimental moments developed with one hundred and twenty students of the 3rd year of High School in a public school in the city of Cuiabá-MT. The research carried out for this study had a qualitative approach, with participant observation. The results showed that the methodology used enabled students to awaken to reflection, argumentation and search for problem solving, contributing to the construction of knowledge and the opening to new experiences, thus achieving significant learning.

Palavras-chave

Ensino de Química; Sequência Didática; Atividades Investigativas.

Keywords

Chemistry teaching; Following teaching; Investigative activities.

Texto em PDF