APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM USO DE LABORATÓRIOS ONLINE NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO

Application of investigative didactic sequence with use of online laboratories in chemistry teaching in public high schools: an action research

Autores: Alexandro Lima Gomes, Simone Meister Sommer Bilessimo e Juarez Bento da Silva

Resumo

Este documento explorou os laboratórios online e suas potencialidades, para atividades práticas em disciplina de Química no Ensino Médio. O conteúdo abordado foi densidade. Os laboratórios online (remoto e virtual), foram integrados em uma sequência didática investigativa (SDI), acessada em um ambiente virtual de aprendizagem. A SDI construída buscou contextualizar a densidade como propriedade da matéria e sua relação com as ligações químicas, o princípio de Arquimedes e de como a densidade aparece no dia a dia. Após a aplicação da SDI foram aplicados dois questionários, um sobre o perfil dos alunos e outro para avaliação dos laboratórios online. Participaram da pesquisa 101 alunos de três turmas de ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá. Conclui-se que o uso de laboratórios online, integrados a sequências didáticas investigativas, contribuíram para um melhor entendimento do conceito de densidade e conteúdos afins, motivando o aluno e facilitando seu aprendizado.

Abstract

This document explored the online laboratories and their potentialities, for practical activities in Chemistry discipline in High School. The content covered was density. Online laboratories (remote and virtual) were integrated into an investigative didactic sequence (SDI), accessed in a virtual learning environment. The built SDI sought to contextualize density as property of matter and its relation to chemical bonds, the principle of Archimedes and how density appears daily. After application of the SDI, two questionnaires were applied, one on the profile of the students and another one for the evaluation of the online laboratories. A total of 93 students from three high school classes from the Federal Institute of Santa Catarina - Campus Ararangua participated in the study. It was concluded that the use of online laboratories, integrated with didactic sequences of research, contributed to a better understanding of the concept of density and related contents, motivating the student and facilitating their learning.

Palavras-chave

Laboratórios Online, Ensino de Química, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Keywords

Online Laboratories, Chemistry teaching, Information and Communication Technologies.

Texto em PDF