PERCEPÇÕES SOBRE IMPLICAÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM AULAS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Perceptions of Science of History and Philosophy Implications lessons of a Chemistry Degree Course

Autores: Quedina Pieper e Fabio Andre Sangiogo

Resumo

Este estudo tem origem no componente curricular História, Filosofia e Epistemologia da Ciência do Curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Pelotas, e tem como objetivo identificar concepções de licenciandos sobre as implicações da História e Filosofia da Ciência no ensino de Química em aulas da graduação em Química. A metodologia da pesquisa envolveu o planejamento das aulas, o registro em diário de bordo e gravação em áudio, a transcrição das falas dos sujeitos, bem como a realização de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os materiais empíricos foram analisados com base na análise microgenética. A pesquisa contribui para uma reflexão sobre o componente curricular e propicia melhorias à formação inicial de professores de Química, tanto quanto possibilita percepções sobre implicações da história e da filosofia da Ciência em concepções e práticas voltadas ao ensino de Ciências/Química.

Abstract

This study stems from the curriculum component History, Philosophy and Epistemology of Science, Chemistry Degree Course of the Federal University of Pelotas, and aims to identify licentiate of views on the implications of the History and Philosophy of Science in Education in Chemistry graduation classes in chemistry. The research methodology involved the planning of classes, the record in the logbook and audio recording, transcribing the speech of the subject and the completion of questionnaires and semi-structured interviews. The empirical material was analyzed based on micro genetic analysis. The research contributes to rethinking the curriculum component and drive improvements to the initial training of Chemistry teachers as to enable perceptions of implications of the history and philosophy of science in concepts and practices aimed at teaching Science/Chemistry.

Palavras-chave

História e Filosofia da Ciência; formação de professores; epistemologia e ensino; análise microgenética.

Keywords

History and Philosophy of Science; teacher training; epistemology and teaching; microgenetic analysis.

Texto em PDF