UMA EXPERIÊNCIA DE INSERÇÃO DO TEATRO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
An insertion experience of the scientific theater in the context of basic education
Autores: Luciana Rodrigues Leite, Liliane Vieira Pereira, Francisco Jeovane do Nascimento e Maria Socorro Lucena Lima
Este trabalho teve por objetivo analisar as implicações da utilização do Teatro Científico em aulas de Química do ensino médio. Neste intento, a peça teatral intitulada “Polaca Arretada: dois Nobéis em dois atos” foi protagonizada por sete estudantes de uma escola de ensino médio cearense e apresentada a 282 alunos espectadores da mesma escola. Foram aplicados questionários para a coleta de dados, no intuito de identificar as impressões de cada um desses grupos de alunos acerca da experiência vivenciada. Percebeu-se que a atividade teatral teve impacto maior no grupo de alunos atores, pois ocorreu a interação entre os discentes e entre os discentes e o aprendizado, além de favorecer à alfabetização científica, despertar o entusiasmo e a curiosidade pela história da ciência, e ainda oportunizar de se encaixarem em uma atividade na qual se identificavam. Os alunos espectadores, embora não tenham tido um contato direto e profundo com o teatro, apresentaram motivação para o estudo, mediante uma nova forma de aprender, além da ampliação de conhecimentos. Atores e espectadores, de um modo geral, apresentaram uma visão positiva em relação ao Teatro Científico. Constatou-se, ainda, que quanto maior o grau de envolvimento dos discentes nesse tipo de atividade, maiores as contribuições para a aprendizagem e motivação no estudo da Química. Esses resultados ratificam que o Teatro Científico apresenta-se como uma estratégia profícua para a divulgação da ciência e motivação dos discentes em relação à aprendizagem dos conhecimentos científicos.
This work had as objective to analyze the implications of the use of the science theatre in high school chemistry classes. In this intent, the theatrical play entitled “Awesome Polish woman: two Nobel in two acts” was performed by seven students from a Ceará high school and presented to 282 spectating students of the same school. Questionnaires were applied for data collection, in order to identify the impressions of each of these groups of students about their living experience. It was noticed that the theatrical practice had a greater impact on the group of student actors, because occurred the interaction between the students and the learning, as well as favoring the scientific literacy, and awake the enthusiasm and curiosity for the history of science, and yet give opportunity for them to fit into an activity in which they identify. The spectating students, although not having a direct and deep contact with the theater, showed motivation for the study, through a new way of learning, besides the expansion of knowledge. Actors and spectators, in general, presented a positive insight regarding the Scientific Theater. It was also noted that the greater the involvement degree of students in this type of activity, the greater the contributions for the learning and motivation in the chemistry studying. These results confirm that the Scientific Theater is a useful strategy for the science dissemination and students motivation regarding the scientific knowledge learning.
Teatro Científico. Educação básica. Motivação. Ensino de Química.
Scientific Theater. Basic education. Motivation. Chemistry teaching.