JOGO DE DOMINÓ COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ÁREA DE QUÍMICA INORGÂNICA

Domino game as a teaching strategy in the Inorganic Chemistry area

Autores: Talissa Naomi Oka, Eliane do Rocio Alberti e Guilherme Sippel Machado

Resumo

Baseando-se nos modelos e regras do jogo clássico de dominó, uma proposta adaptada do jogo foi preparada com o conteúdo de ácidos e bases inorgânicas e a reação de neutralização entre eles. O jogo foi aplicado em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, tendo como objetivo principal criar uma estratégia lúdica para abordagem do tema. A aplicação foi dividida em duas fases: na primeira fase (fase parcial) o jogo foi aplicado com o intuito dos estudantes interagirem com o objeto, identificarem e diferenciarem as substâncias contidas nas peças; já na segunda fase (fase integral) o jogo foi aplicado na íntegra, com todas as regras desenvolvidas para o jogo. Em ambas as fases os alunos registraram os reagentes e estipularam os produtos a serem formados, na maioria dos casos com autonomia. O resultado foi positivo, pois houve boa aceitação pelos alunos, com uma perceptível motivação pela dinâmica que o jogo proporcionou.

Abstract

Relying on the models and rules of the classic domino game, an adapted proposal of the game was prepared with the content of inorganic acids and bases and their neutralizing reactions. The game was applied in classes of the High School first year; the main objective was create a playful strategy to approach the theme. The application was divided in two phases: in the first phase (partial) the game was applied with the intention of the students interacting with the object, identifying and differentiating the substances contained in the parts; in the second phase (integral) the game was applied in full, with all the rules developed for the game. In both phases the students registered the reagents and stipulated the products to be formed, in most cases with autonomy. The result was positive, since there was good acceptance by the students, with a noticeable motivation for the dynamics that the game provided.

Palavras-chave

Jogos didáticos; Ludicidade; Ácidos e bases inorgânicas; Reações de neutralização.

Keywords

Educational games; Playfulness; Inorganic acids and bases; Neutralizing reactions.

Texto em PDF