GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REPRESENTAÇÕES DIDÁTICAS NA APRENDIZAGEM DO MENDELISMO
Genetics in fundamental teaching: didactic representations in the learning of Mendelism
Autores: Bruna Rodrigues da Silva e Tiago Rodrigues da Silva
O objetivo do artigo foi analisar a aplicação de botões de costura como representações didáticas no ensino e aprendizagem de conceitos genéticos no 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de observações dos pesquisadores e dois testes. O pré-teste para averiguar os conhecimentos dos alunos obtidos nas aulas teóricas, expositivas e dialogadas com auxílio dos livros didáticos. O pós-teste na avaliação dos conteúdos pelos alunos com a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que as representações didáticas foram eficazes, uma vez que os alunos desenvolveram habilidades para compreender os conceitos básicos que envolvem a hereditariedade e estabelecer raciocínios matemáticos sobre a primeira lei de Mendel. O uso de botões como representações didáticas de conceitos genéticos permitiu trabalhar os conceitos e aplicações de alelos, fenótipo, genótipo e monoibridismo de forma mais “física” e palpável. Logo, demonstrou que os estudantes tornaram-se sujeitos ativos na construção de conhecimentos, possibilitando melhorias na aprendizagem.
The aim of this paper was to analyse the application of sewing buttons as didactic representations in the teaching and learning of genetic concepts in the 9th grade of elementary school. Data were collected through researchers observations and two tests. The pre-test to check the knowledge of students obtained in classes, theorists and dialogues with the help of textbooks. The posttest in the content evaluation by the students with the methodological proposal. The results shown as didactic representations have been effective as students develop skills to understand the basic concepts that involve heredity and establish mathematical reasoning about Mendel first law. The use of buttons as didactic representations of genetic concepts allowed to work the concepts and applications of alleles, phenotype, genotype and monohybridism in a more “physical” and palpable way. Thus, it demonstrated that students became active subjects in the construction of knowledge, enabling improvements in learning.
Hereditariedade; Aprendizagem; Primeira Lei de Mendel.
Heredity; Learning; Mendel First Law.