ESTUDO DE CASO E APRENDIZAGEM COOPERATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A case study and cooperative learning: contributions to develop critical thinking in basic education

Autores: Thamires Valadao Gama, Adriele Ribeiro dos Santos e Salete Linhares Queiroz

Na sociedade contemporânea, são muitos os agentes que influenciam de forma substancial as decisões dos cidadãos, fazendo com que o pensamento crítico se apresente como uma habilidade valiosa a ser desenvolvida. Dentre as metodologias capazes de fomentar a promoção do pensamento crítico está a que se pauta na aplicação de estudos de caso em ambientes de ensino. O presente trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de uma experiência construída em aulas de Ciências para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, na qual foi feito uso do estudo de caso O Padeiro Atrapalhado associado à estratégia cooperativa jigsaw. Para tanto, indicadores de pensamento crítico foram determinados na etapa inicial e final da atividade didática. A análise dos dados mostra que ocorreu melhoria nos indicadores de pensamento crítico, com destaque para os indicadores Associação de Ideias e Avaliação Crítica. Tendo em vista o exposto, foi possível concluir que a adoção de estudos de caso, aliada a atividades cooperativas, especialmente aquelas no formato jigsaw, favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, sendo adequada ao contexto do ensino básico de Ciências.

In contemporary society, the technologies significantly affect peopleĀ“s decisions, making critical thinking a valuable skill to be developed. Among the methodologies which can encourage critical thinking, there is one that is based on using case studies in teaching environments. The aim of this work is to investigate the contribution of an experiment carried out in Science classes to develop studentsĀ“ critical thinking in which a case study was used as the basis for following of cooperative strategy jigsaw. Therefore, critical thinking indicators were determined during the initial and final stages of the didactic activity, which was conducted during the development of the case study called The Clumsy Baker by five groups of students. The data analysis shows that an improvement in the critical thinking indicators, particularly for indicators: Association of Ideas and Critical Assessment. In view of the above, it was concluded that using case studies, as well as cooperative activities, mainly those based on the jigsaw format, favors the development of critical thinking, and is therefore appropriate for the context of teaching science at elementary level.

Estudo de Caso; Jigsaw; Pensamento Crítico; Ensino de Ciências.

Case studies; Jigsaw; Critical Thinking; Science Teaching.