CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA: UM ESTUDO PILOTO NO ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA

Historical Contextualization: a pilot study in teaching of Quantum Mechanics

Autores: Rafaelle da Silva Souza, Indianara Lima Silva e Elder Sales Teixeira

O presente artigo apresenta uma proposta didática implementada em curso de Licenciatura em Física sobre Mecânica Quântica (MQ) com abordagem contextualizada por meio da História e Filosofia da Ciência (HFC) e da teoria sociointeracionista de Vygotsky. O objetivo é compreender quais as contribuições da utilização didática da HFC para compreensão conceitual da MQ pelos estudantes. Com mediação do professor e leitura de textos originais de cientistas buscamos estabelecer momentos dialógicos e de análise textual para posterior avaliação. A avaliação das atividades dos estudantes deu-se com adoção da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). Os resultados da pesquisa apontam que, apesar de certas dificuldades, a HFC exerceu papel importante no processo de ensino, uma vez que promovem ricas trocas histórico-conceitual, as quais são fundamentais para que estudantes prossigam com aprendizagem. No entanto, lacunas importantes em relação a aspectos conceituais básicos de MQ e decorrentes da elaboração da proposta didática precisam ser sanadas. Trata-se de uma investigação qualitativa empírica estruturada nas quatro fases da Engenharia Didática de Artigue.

This paper presents a didactic proposal implemented in a degree course in Physics on Quantum Mechanics (QM) with a contextualized approach through History and Philosophy of Science (HPS) and Vygotsky sociointeractionist theory. The goal is to understand the contributions of the didactic use of HFC to conceptual understanding of QM by students. With the teacher mediation and reading of original texts by scientists, we seek to establish dialogical moments and textual analysis for further evaluation. Students activities were evaluated by adopting the Revised Bloom Taxonomy (RBT). The research results show that, despite certain difficulties, HPS played an important role in the teaching process, since they promote rich historical-conceptual exchanges, which are fundamental for students to continue with learning. However, important gaps regarding basic conceptual aspects of QM and arising from the elaboration of the didactic proposal need to be remedied. It is an empirical qualitative investigation structured in the four phases of Didactic Engineering of Artigue.

Mecânica Quântica; História e Filosofia da Ciência; Licenciatura em Física.

Quantum Mechanics; History and Philosophy of Science; Undergraduate Physics Courses.