CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO MODELO ATÔMICO DE BOHR
Student Conceptions on the Nature of Science from a Historical approach to the Bohr Atomic Model
Autores: Jonatas Mariz de Oliveira, Veronica Tavares Santos Batinga e Nadja Acioly-Regnier
Este artigo objetiva analisar as concepções de estudantes do ensino médio sobre a natureza da ciência (NdC). A metodologia envolveu uma intervenção didática que discute sobre episódios históricos relativos ao modelo atômico de Bohr. A intervenção foi desenvolvida em uma turma de quinze alunos de uma escola pública de Itambé, Pernambuco, nas aulas de Química. Para identificar e analisar as concepções foram aplicadas questões que versam sobre a NdC, extraídas do questionário Views on Science Technology Society (VOSTS). Os resultados apontam que houve indícios de um processo de ressignificação nas concepções dos estudantes sobre a NdC durante a intervenção. E que a inclusão da história da ciência, de forma permanente, nas aulas de Química pode vir a contribuir para ampliar as visões dos alunos sobre a natureza da ciência.
This article aims to analyze the conceptions of high school students about the nature of science (NdC). The methodology involved a didactic intervention that discusses historical episodes related to Bohr atomic model. The intervention was developed in a class of fifteen students from a public school in Itambé, Pernambuco, in Chemistry classes. To identify and analyze the conceptions, questions concerning the NdC were taken from the Views on Science Technology Society (VOSTS) questionnaire. The results indicate that there was evidence of a resignification process in the students conceptions about the NdC during the intervention. And that the inclusion of the history of science, permanently, in Chemistry classes may contribute to broaden students views on the nature of science.
Concepções sobre a NdC; Ensino de Química; História da Ciência; Átomo de Bohr; Ensino Médio.
NdC conceptions; Chemistry teaching; History of science; Bohr atom; High school.