AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESTRATÉGIA DE ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Self-regulation of learning in the selection and problem solving strategy in physics: an exploratory study
Autores: Everaldo Sebastiao da Silva e Katia Calligaris Rodrigues
Esse artigo apresenta um estudo sobre a autorregulação da aprendizagem a partir da inserção da estratégia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP) em um curso de formação inicial de professores de Física em uma Instituição Pública de Ensino Superior do nordeste Brasileiro. A inserção da ERP, em uma disciplina obrigatória de Fundamentos de Física, teve o objetivo de provocar processos reflexivos e autorregulatórios no docente em formação. A fim de verificar esses processos, foi elaborado e implementado um questionário de acompanhamento da estratégia de ERP, tendo como referencial teórico os estudos de Zimmerman e Pintrich para a Autorregulação da Aprendizagem. Os resultados aqui discutidos focam em três elementos: a motivação, a aprendizagem e a resolução de problemas. Os resultados apontam que a estratégia de ERP, aliada à aplicação do questionário, promoveu uma melhora significativa desses elementos ao longo do período da disciplina. Há evidências do desenvolvimento de processos autorregulatórios específicos segundo a perspectiva de Zimmerman. Implicações para a formação de professores também são discutidas.
This paper presents a study on self-regulation of learning from the insertion of the Selection and Problem Solving (SPS) strategy in an initial physics teacher training course in a North-eastern Brazilian Higher Education Public Institution. The insertion of the SPS, in a compulsory discipline of Fundamentals of Physics, aimed to provoke reflexive and self-regulatory processes in the teacher in formation. In order to verify these processes, an SPS strategy monitoring questionnaire was elaborated and implemented, based on Zimmerman and Pintrich studies for Self-Regulated Learning. The results discussed here focus on three elements: motivation, learning, and problem solving. The results indicate that the SPS strategy, combined with the application of the questionnaire, promoted a significant improvement of these elements over the course period. There is evidence of the development of specific self-regulatory processes from Zimmerman perspective. Implications for teacher training are also discussed.
Escolha e resolução de problemas; Autorregulação da aprendizagem; Formação docente
Selection and problem solving; Self-regulated learning; teacher training.