UMA APLICAÇÃO DA CONCEPÇÃO ADAPTATIVA DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA
An application of the adaptive conception of the didactic laboratory in Physics teaching
Autores: Thiago Queiroz Costa, Sergio de Mello Arruda e Marinez Meneghello Passos
Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação sobre a função do experimento no ensino de Física, no Ensino Médio, a partir da aplicação da concepção adaptativa de laboratório didático. Foram realizadas duas atividades experimentais em sala de aula: a primeira tratava da lei de Hooke e a segunda do movimento de um corpo com atrito. As atividades foram desenvolvidas em quatro etapas: realização prévia dos experimentos pelos monitores (estudantes do Ensino Médio); planejamento da aula experimental; execução do experimento em sala de aula; discussões pós-aula. Todas as etapas foram gravadas em vídeo, posteriormente, transcritas e interpretadas considerando os procedimentos analíticos indicados pela Análise Textual Discursiva. Os diálogos estabelecidos entre o professor e os monitores foram analisados com base em quatro funções principais do experimento no ensino de Física assumidas por categorias a priori: fenomenológica; ajuste de fatos; articulação da teoria; detecção e reconhecimento de anomalias, tendo sido o ajuste de fatos e a articulação da teoria no que diz respeito a medições, as categorias com maior incidência.
This paper presents the results of an investigation about the function of experiment in physics teaching, in high school, from the application of adaptive conception of the didactic laboratory. Two experimental classroom activities were performed: the first dealt with Hooke law and the second with a movement of a body on a rough surface. The activities were divided into four steps: previous realization of the experiment by monitors (high school students), experimental class planning, experiment execution in classroom and post class discussion. All steps were record on video. Later the videos were transcribed and interpreted according the procedures of Discursive Textual Analysis. The dialogue established with the teacher and monitors were analyzed based on four main functions of experiment in physics teaching assumed by a priori categories: phenomenological; fact adjustment; articulation of theory; detection and recognition of anomalies. We observed that the categories with the highest incidence were fact adjustment and theory articulation.
Concepção adaptativa do laboratório didático. Thomas Kuhn. Laboratório de Física.
Adaptive conception of the didactic laboratory. Thomas Kuhn. Physics laboratory.