MÉTODO TRADICIONAL E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DE ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA

Traditional Method and Playing Strategies in Biological Teaching for Rural School Students in Santarem-PA

Autores: Romulo Jorge Batista Pereira, Marcia Mourao Ramos Azevedo, Emilly Thais Feitosa Sousa e Adriane Xavier Hage

Resumo

O ensino de Biologia, de modo geral, é realizado através da prática tradicional, onde o professor é o transmissor do conhecimento, em que na maioria das vezes os alunos apenas ouvem e memorizam as informações, tornando-se um aprendizado mecânico, o que por vezes, pode comprometer a compreensão do assunto pelos alunos. O uso de estratégia lúdica durante as aulas, incluindo jogos, brincadeiras e demais atividades (de caráter pedagógico/didático) que propiciem um espaço de integração, motivação e prazer, poderá despertar a criatividade, a percepção e a atenção, contribuindo para que o aluno construa o seu conhecimento e suas habilidades. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o método tradicional, o método tradicional/estratégia lúdica e a estratégia lúdica no ensino de Biologia em escola rural, no turno noturno, do município de Santarém-PA. O tema escolhido, de acordo com o plano de ensino, foi “Fotossíntese”. No método tradicional, a aula foi teórico-explicativa com o auxílio de livro texto e quadro branco; o método tradicional/estratégia lúdica consistiu em mesclar o método tradicional e a estratégia lúdica, no qual inicialmente ocorreu uma aula teórico-explicativa, seguida da atividade lúdica “Trilha fotossintética”; e na estratégia lúdica, utilizaram as atividades lúdicas, flor confeccionada em E.V.A. e a “Cruzadinha fotossintética”, sem a abordagem teórica precedente do conteúdo. Os resultados revelam que houve melhor contribuição do método tradicional/estratégia lúdica em relação ao método tradicional e a estratégia lúdica no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

Abstract

The teaching of Biology, in general, is carried out through traditional practice, where the teacher is the transmitter of knowledge, in which the students usually only hear and memorize the information, becoming a mechanical learning, which can, sometimes, compromise students understanding of the subject. The use of ludic strategy during classes, including games and other activities (of pedagogical/didactic nature) affords a space for integration, motivation and pleasure, and it can awaken creativity, perception and attention, helping the student to develop his knowledge and skills. Thus, this work aimed to evaluate the traditional method, the traditional method/playful strategy and the playful strategy in the teaching of Biology in a rural school, in the night shift, in the municipality of Santarem-PA. The chosen theme, according to the teaching plan, was “Photosynthesis”. In the traditional method, the class was theoretical-explanatory with the help of a textbook and whiteboard; the traditional method/playful strategy, consisted of mixing the traditional method and the playful strategy, in which initially there was a theoretical-explanatory class, followed by the playful activity “Photosynthetic trail”; and in the ludic strategy, they used the ludic activities, flower made in E.V.A and the “Photosynthetic little cross”, without the previous theoretical approach of the content. The results reveal that there was a better contribution of the traditional method/playful strategy in relation to the traditional method and the playful strategy in the teaching-learning process of students.

Palavras-chave

Construção do conhecimento. Ensino-aprendizagem. Lúdico.

Keywords

Knowledge building. Teaching-learning. Ludic.

Texto em PDF