PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E CONDIÇÕES DE FLUTUAÇÃO EM ESTAÇÕES LABORATORIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Archimedes principle and buoyancy conditions in middle school lab stations
Autores: Ana Rita Mota e J. M. B. Lopes dos Santos
Este artigo descreve e analisa um conjunto de estações experimentais concebidas para ajudar os alunos na compreensão do Princípio de Arquimedes e das condições de flutuação. Estas estações foram implementadas em duas escolas portuguesas do Ensino Fundamental e constituem parte de um módulo didático, construído com base em indicadores de estudos internacionais sobre o tema. Os professores envolvidos no projeto tiveram formação sobre o módulo desenvolvido. Para avaliar a eficácia do módulo, os alunos realizaram um questionário de 24 questões antes e após a sua implementação. Os resultados sugerem que as estações laboratoriais foram importantes no combate às concepções alternativas, mas insuficientes no que respeita à aplicação da Segunda Lei de Newton no contexto do Princípio de Arquimedes e condições de flutuação.
This paper describes and analyzes a set of experimental stations designed to help students understand the Archimedes principle and buoyancy conditions. These stations were implemented in two Portuguese middle schools and are part of a didactic module, designed on the basis of indicators of international studies on the subject. The teachers involved in the project were trained on the developed module. To evaluate the effectiveness of the module, students answered a questionnaire of 24 questions, before and after the classes. The results suggest that the laboratory stations were relevant to replace alternative conceptions, but less effective regarding the application of Newton Second Law in the context of the Archimedes principle and buoyancy conditions.
Princípio de Arquimedes (Lei do Empuxo); Ensino Experimental; Ensino Colaborativo; Estações laboratoriais; Ensino Fundamental
Archimedes principle; Buoyancy force; Collaborative learning; Lab Stations; Middle School