NOS EMBALOS DA HFC: DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E ASPECTOS RELATIVOS À NdC EM UEPS

At the rhythm of hfc: discussions on experimentation and aspects relating to ndc in ueps

Autores: Anabel Cardoso Raicik

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, para diferentes níveis de ensino, que envolvem História e Filosofia da Ciência e considerações epistemológicas da experimentação na ciência e outros aspectos relativos à Natureza da Ciência. Trata-se de um artigo teórico que salienta a importância da fundamentação epistemológica, educacional e metodológica das unidades, como um processo importante que precede a pesquisa empírica.  

Abstract

This paper presents a set of Potentially Significant Teaching Units, for different levels of education, involving History and Philosophy of Science and epistemological considerations of experimentation in science and other aspects related to the Nature of Science. This is a theoretical article that emphasizes the importance of the epistemological, educational and methodological foundations of the units, as an important process that precedes the empirical research.

Palavras-chave

Unidades de Ensino Potencialmente Significativas; História e Filosofia da Ciência; Natureza da Ciência.

Keywords

Potentially Significant Teaching Units; History and Philosophy of Science; Nature of Science.

Texto em PDF