CONCEITOS MODERNOS PROPELIDOS POR JOGOS PEDAGÓGICOS EM UM PANO DE FUNDO CLÁSSICO: UEPS SOBRE A INTERAÇÃO DAS RADIAÇÕES

Modern concepts stimulated by pedagogical games on a classic background: PMTU on the interaction of radiations with matter

Autores: Renatto Barbosa de Souza, Luizdarcy Matos Castro e Simara Santos Campos

Na esteira das discussões acerca da introdução de temáticas ligadas à Física Moderna e Contemporânea (FMC) na Escola Básica, diante da constatação de que atualmente a necessidade dessa inserção no currículo escolar não mais é alvo de questionamentos, nem mesmo o são os tópicos a especificamente priorizar face à abundância de assuntos de estudo, mas ainda importa prescrever a forma como estes devem ser abordados em sala de aula, apresentamos este trabalho, o qual consiste no recorte de uma dissertação de mestrado produzida no âmbito do programa MNPEF. Ele tem por propósito (a) tecer considerações a respeito da forma pela qual conceitos próprios à FMC podem ser tratados no Ensino Médio (EM); (b) ilustrar esta ideia por via da abordagem de um tema particular, nomeadamente a interação das radiações eletromagnéticas com a matéria; (c) construir e discutir a implementação de uma sequência didática associada a este tema em uma turma da 2º série do EM de uma escola pública em que se fez uso de jogos pedagógicos como apoio ao processo de ensino-aprendizagem; e (d) expor e analisar os resultados da implementação da sequência didática quanto a sua efetividade no que se refere à capacidade de despertar o interesse dos alunos e proporcioná-los conhecimento minimamente sólido e coerente acerca dos processos fundamentais abordados. Não obstante os entraves casuais ligados a paralisações esporádicas de parte do transporte escolar durante a fase de aplicação, o contínuo progresso apresentado pelos alunos ao longo das avaliações diagnósticas aponta de maneira indisputável para a ocorrência de aprendizagem significativa. Todo o trabalho está respaldado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, particularmente em seus refinamentos trazidos à tona por Marco Antônio Moreira por meio das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).

In the wake of the discussions about the introduction of themes related to Modern and Contemporary Physics (MCP) in Basic School, given the realization that currently the need for this insertion in the school curriculum is no longer the target of questions, not even to which topics to prioritize specifically given the abundance of study subjects, but it is still important to prescribe how these should be approached in the classroom, we present this work, which consists of the clipping of a master thesis produced under the MNPEF program. Its purpose is (a) to make considerations about how concepts proper to MCP can be treated in High School (HS); (b) illustrate this idea by considering a particular theme, namely the interaction of electromagnetic radiation with matter; (c) construct and discuss the implementation of a didactic sequence associated with this theme in a second grade class of a public school in which educational games were used to support the teaching-learning process; and (d) expose and analyze the results of the implementation of the didactic sequence regarding its effectiveness in terms of the ability to arouse the students interest and provide them with a minimally solid and coherent knowledge about the fundamental processes approached. Notwithstanding the casual obstacles linked to sporadic shutdowns of part of the school transport during the application phase, the continuous progress made by students throughout the diagnostic assessments points indisputably to the occurrence of meaningful learning. All this work is supported by Theory of Meaningful Learning of Ausubel, particularly in its refinements brought to light by Marco Antonio Moreira through the Potentially Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU).

Aprendizagem significativa. UEPS. Radiações eletromagnéticas. Física Moderna e Contemporânea. Jogos pedagógicos.

Meaningful Learning. PMTU. Electromagnetic Radiations. Modern and Contemporary Physics. Educational games.