UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA TRABALHAR TEORIA ATÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A playful approach to teaching atomic theory in elementary school

Autores: Alexandra Geronimo Lopes de Souza e Sheila Pressentin Cardoso

O artigo apresenta uma intervenção pedagógica em turmas do nono ano do ensino fundamental, envolvendo teoria atômica. Foi desenvolvida a partir de uma sequência didática (SD), contendo atividades lúdicas, utilizando como recurso didático texto literário, jogo e vídeo. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu um estudo de caso que compreendeu análise da gravação das aulas, dos materiais desenvolvidos pelos alunos e do diário de aula. Na primeira etapa da SD, houve a leitura e o debate de um texto, com posterior montagem de um jogo de quebra-cabeça, com o objetivo de identificar as concepções dos alunos sobre o átomo e apresentar como ocorreu sua definição pelos filósofos gregos. A segunda etapa teve como foco o uso de um vídeo para abordar o histórico e as características dos modelos atômicos. Já na terceira etapa, um vídeo foi usado para apresentar características de átomos de um mesmo elemento químico, finalizando com a organização de mapas conceituais que envolviam conceitos trabalhados nas etapas como forma de avaliar a aprendizagem. Ao final da SD, percebeu-se que os principais conceitos abordados foram compreendidos pelos alunos e que as atividades foram bem aceitas e desenvolvidas de forma colaborativa com a constante interação e troca de informações.

This article presents a pedagogical intervention in ninth grade classes concerning atomic theory. This approach was developed from a didactic sequence (SD) which used playful activities as a didactic resource with literary text, game and video. The qualitative research consisted of a case study, with analysis of undergoing the classes through video tape recordings, as well as analyzing students production of activities proposed and the classroom diary. In the first stage of SD, students performed reading and debating sessions on a proposed text, followed by the assembly of a puzzle game, with the aim of identifying students ideas of what is an atom, according to different conceptions postulated by Greek philosophers. The second stage focused on a video presentation to address the history and characteristics of atomic models. In the third stage a video was used to present characteristics of atoms of the same chemical elements, which led to conceptual mapping of subjects they worked with in earlier stages, in order to evaluating learning process. By the end of SD, it was noticed that the main concepts approached were understood by the students, and the activities were well accepted and collaboratively developed with the constant interaction and exchange of information.

Ensino de química; Recursos didáticos; Texto literário; Jogo; Vídeo.

Teaching chemistry; Teaching resources; Literary text; Game; Video.