SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO PROGRAMA AVOGADRO® COMO FERRAMENTA AUXILIAR

Computer Simulation in Chemical Teaching: The Use of The Avogadro® Program as Aid Tool in Chemical Teaching

Autores: Jose Renan da Silva, Roberta Pereira Dias e Flavia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos

Resumo

Esse trabalho, realizado com estudantes do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste, teve como foco, a experimentação computacional no ensino de química. A pesquisa apresenta um cunho qualitativo e foi realizada com estudantes matriculados nas disciplinas de Físico-química I e Fisico-química II. A proposta da pesquisa é  relatar e analisar o uso do programa Avogadro®, como ferramenta tecnológica para o auxílio de professores no processo de ensino, em conteúdos de química, por meio da construção de estruturas moleculares, cujas propriedades dessas substâncias serão apresentadas pelo próprio programa, e interpretadas junto com o professor pesquisador. Nessa pesquisa, para obter resultados acerca da proposta, foi trabalhada uma oficina “Ligações Químicas: Explicando Fenômenos e Conceitos Através do Programa Avogadro®”, na qual, através do programa computacional foi abordado o conteúdo de Ligações Químicas na tentativa de corrigir deficits remanescentes de práticas docentes tradicionais. Para a coleta e análise de dados foi utilizado, como instrumento, questionários impressos e formulários on-line. Por fim, foi notório o avanço cognitivo dos estudantes ao utilizarem a ferramenta, visto que a análise dos dados apresentaram uma crescente nos resultados das ultimas avaliações, se comparados com as avaliações iniciais. Tendo em vista os mesmos níveis de perguntas em todas as etapas da coleta de dados.

Abstract

This work, conducted with undergraduate Chemistry students from the Federal University of Pernambuco, at the Agreste Academic Center, focused on computational experimentation in chemistry teaching. The research has a qualitative nature and was conducted with students enrolled in the disciplines of Physicochemical I and Physicochemical II. The purpose of this research is to report and analyze the use of the Avogadro® program, as a technological tool to assist teachers in the teaching process, in chemistry content, through the construction of molecular structures, whose properties of these substances will be presented by the program itself, and interpreted together with the research teacher. In this research, to obtain results about the proposal, a workshop “Chemical Bonding: Explaining Phenomena and Concepts Through the Avogadro® Program” was worked out, in which, through the computer program, the content of Chemical Bonding was addressed in an attempt to correct remaining deficits of traditional teaching practices. For data collection and analysis, it was used, as an instrument, printed questionnaires and online forms. Finally, it was noticeable the cognitive progress of students when using the tool, since the data analysis showed a growing in the results of the last evaluations, if compared to the initial evaluations. Given the same question levels at all stages of data collection.

Palavras-chave

Experimentação; Ensino de Química; Química Computacional; Ligações Químicas.

Keywords

Experimentation; Chemistry teaching; Computational chemistry; Chemical bonds.

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