PRÁTICA LÚDICA DNA RECOMBINANTE E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO E NO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES SOBRE BIOTECNOLOGIA E ENZIMAS
Playful Practice Recombinant DNA and its Influence on the Perception and Knowledge of Students on Biotechnology and Restriction Enzymes
Autores: Rakel Gomes do Nascimento, Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Francisca Carla Silva de Oliveira, Angela Celis de Almeida Lopes e Elmary da Costa Fraga
A Biotecnologia é uma área de grande relevância para a Ciência, principalmente pela descoberta e desenvolvimento de novos fármacos. No ensino, a dificuldade da abordagem desse tema aliada à falta de recursos didáticos e metodologias apropriadas, têm proporcionado problemas na compreensão e assimilação dos conteúdos relacionados. Nesse sentido, objetivou-se analisar a influência da prática lúdica DNA recombinante, na percepção e no conhecimento de estudantes do curso de Ciências Farmacêutica da Universidade Federal do Piauí sobre Biotecnologia e as Enzimas de Restrição (ER). A pesquisa é quali-quantitativa e foi realizada com 34 discentes, sendo 18 da turma A (TA) e 16 da turma B (TB). Para obtenção de dados utilizaram-se questionários semiestruturados (pré-teste e pós-teste). Constatou-se que após a realização da prática 44% dos estudantes da TA e 63% da TB, compreenderam como agem as ER, conceitos e importância. Além disso, 67% dos participantes da TA e 81% da TB demonstraram interesse pela Biotecnologia para as Ciências Farmacêuticas, especialmente na produção de medicamentos. Assim, torna-se importante promover o ensino em cursos de formação por meio de atividades lúdicas, que possibilitam o aprendizado de conteúdos complexos de forma interativa e divertida, tornando as aulas mais prazerosas, podendo ser inseridas em todos os níveis de ensino.
Biotechnology is an area of great relevance to science, especially for the discovery and development of new drugs. In teaching, the difficulty of approaching this theme coupled with the lack of didactic resources and appropriate methodologies, have provided problems in understanding and assimilating the related content. In this sense, the objective was to analyze the influence of playful practice "recombinant DNA", on the perception and knowledge of students of the Pharmaceutical Sciences course at the Federal University of PiauĂ about Biotechnology and Restriction Enzymes (RE). The research is qualitative and quantitative and was carried out with 34 students, being 18 of the class A (TA) and 16 of the class B (TB). To obtain data we used semi-structured questionnaires (pre-test and post-test). It was found that after performing the practice 44% of the students of TA and 63% of TB, understood how RE, concepts and importance act. In addition, 67% of participants in TA and 81% of TB showed interest in Biotechnology for Pharmaceutical Sciences, especially in the production of medicines. Thus, it is important to promote teaching in training courses through playful activities, which enable the learning of complex content in an interactive and fun way, making the lessons more enjoyable and can be inserted at all levels of education.
DNA recombinante. Ensino-aprendizagem. Ensino superior. Ferramenta didática.
Recombinant DNA; Teaching-learning; Higher education; Teaching tool.