ELEMENTOS ESSENCIAIS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA DE UM MAPA CONCEITUAL: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA
Essential elements that constitute the structure of a conceptual map: an exploratory research on the concept of energy and residential automation activities
Autores: Jose Jorge Vale Rodrigues e Eniz Conceicao Oliveira
Este artigo se refere aos resultados alcançados com a análise qualitativa de uma proposta de ensino do conceito de Energia desenvolvida como estudo exploratório para detectar possíveis falhas em um projeto de pesquisa de doutorado em Ensino. Metodologicamente o trabalho foi organizado de acordo com aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, iniciado com um pré-teste que serviu posteriormente de organizador prévio, em seguida foram desenvolvidas as atividades de automação residencial, logo depois foi realizado um minicurso a respeito dos mapas conceituais incluindo o manuseio do software Cmaptools, depois disso os alunos elaboraram os mapas conceituais finais de acordo com as aulas que tiveram e as atividades que realizaram (o foco principal deste artigo é apresentar a análise destes mapas conceituais), finalmente eles responderam uma entrevista na forma de questionário semiestruturado na Plataforma Google Classroom com o objetivo de verificar seu ponto de vista a respeito dos recursos didáticos utilizados no processo de aprendizagem. Vinte e cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins foram os participantes desta pesquisa. De modo geral, afirma-se que, de acordo com o que foi analisado, os alunos compreenderam quais são os elementos fundamentais que caracterizam a estrutura básica de um mapa conceitual, no entanto sente-se a necessidade de que alguns destes elementos sejam abordados novamente em outras ocasiões durante o desenvolvimento do projeto principal, para que assim os alunos possam se sentir mais preparados e confiantes na elaboração de novos mapas conceituais. A realização do estudo exploratório foi considerada fundamental, pois permitiu que os pesquisadores identificassem as fragilidades e potencialidades do projeto de pesquisa, possibilitando assim, a realização de ajustes importantes de acordo com as características da Teoria da Aprendizagem Significativa e dos mapas conceituais de Novak.
This article refers to the results achieved with the qualitative analysis of a proposal for teaching the concept of Energy developed as an exploratory study to detect possible flaws in a PhD research project in Education. Methodologically the work was organized according to aspects of Ausubel Theory of Meaningful Learning, started with a pre-test that later served as a previous organizer, then the home automation activities were developed, shortly afterwards a short course about the maps concepts including handling the Cmaptools software, after that the students prepared the final concept maps according to the classes they had and the activities they performed (the main focus of this article is to present the analysis of these concept maps), finally they answered an interview in form of semi-structured questionnaire on the Google Classroom Platform in order to verify your point of view regarding the didactic resources used in the learning process. Twenty-five students from the 3rd year of high school at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins were participants in this research. In general, it is stated that, according to what was analyzed, students understood what are the fundamental elements that characterize the basic structure of a conceptual map, however there is a need for some of these elements to be addressed again at other times during the development of the main project, so that students can feel more prepared and confident in the development of new concept maps. The performance of the exploratory study was considered fundamental, as it allowed researchers to identify the weaknesses and potentialities of the research project, thus making it possible to make important adjustments according to the characteristics of the Theory of Meaningful Learning and the conceptual maps of Novak.
Automação residencial. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa. Energia.
Home automation. Concept maps. Meaningful learning Energy.