ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES

Elaboration and Evaluation of Conceptual Maps as a Teaching Strategy in the Study of the Collective Properties of the Solutions

Autores: Cristiano de Lima Alves, Joao R de Freitas Filho, Katia Cristiana Silva de Freitas e Jucarlos Rufino de Freitas

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar a elaboração e avaliação no processo de utilização do mapa conceitual como estratégia de ensino para avaliação da aprendizagem dos estudantes em uma turma do segundo ano do Ensino Médio sobre o conteúdo, propriedades coligativas das soluções. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participação de 15 estudantes do ensino médio. Os dados foram obtidos por meio da avaliação dos 45 mapas conceituais elaborados pelos estudantes, submetendo-os à estatística descritiva; da avaliação escrita das atividades realizadas e das informações obtidas das questões problematizadoras. Os resultados deste trabalho permitiram constatar que a ferramenta de mapa conceitual pode ser usada como estratégia de avaliação, bem como observar as limitações e as potencialidades que os alunos apresentam sobre a aprendizagem dos conceitos propostos. Além disso, conclui-se que os mapas possibilitam melhor aprendizagem e valorizam os conhecimentos pré-existentes dos estudantes.

Abstract

This article aims at reporting the elaboration and evaluation in the process of using the conceptual map as a teaching strategy to evaluate students learning in a second-year high school class on the content colligative properties of the solutions. This is a qualitative case study, which was attended by 15 high school students. Data was obtained by means of evaluation 45 conceptual maps elaborated by the students, submitting them to descriptive statistics; through student written evaluations of the activity; and the information obtained from the problematizing questions. The results of this work also showed that the concept map tool can be used as an evaluative strategy, as well as to observe the limitations and potentialities that the students present on the learning of the proposed concepts. In addition, it is concluded that maps allow better learning and value their pre-existing knowledge.

Palavras-chave

Mapas Conceituais, Evolução Conceitual, Propriedades Coligativas.

Keywords

Conceptual Maps, Conceptual Evolution, Colligative Properties.

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