O PROCESSO DE COMPREENSÃO DAS INTERAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
The Process of Understanding Science-Technology-Society Interactions (CTS) in an Initial Training Course for Physics Teachers
Autores: Welica PatrĂcia Souza de Freitas e Wellington Pereira de Queiros
O presente estudo investigou o processo de compreensão sobre as interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) de sete licenciandos do curso de Física, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS, na disciplina de Práticas de Ensino de Física IV. Na ocasião, foi realizado um estudo sobre os pressupostos CTS e o seu uso no ensino de Física, além da aplicação de dois questionários, um antes e outro após às intervenções. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, coleta e análise de dados, pautada na Análise Textual Discursiva (ATD), que nos possibilitou tecer algumas compreensões em relação a estas intervenções. Em um primeiro momento, os educandos apresentavam em suas respostas uma essência balizada na neutralidade da Ciência e Tecnologia (CT), explicitando mitos como: superioridade/neutralidade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista/redentora atribuída à Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. Após as intervenções/ações CTS realizadas, notou-se o reconhecimento de tais mitos, visto que dos sete licenciandos investigados, apenas dois denotaram em algumas questões, postulações próximas ao determinismo tecnológico e valores tecnocráticos. Ademais, o estudo do processo de intervenção didática desvelou a situação limite vivenciada pelos licenciandos, que sinalizou a necessidade de novas intervenções didáticas.
The present study investigated the understanding of the Science-Technology-Society (CTS) interactions of seven undergraduate students of the physics course of the Federal University of Mato Grosso do Sul-UFMS in the discipline of Physics Teaching Practices IV. A qualitative approach to research, data collection and data analysis, based on Discursive Textual Analysis (DTA), was used. At the time of the discipline, a study of the CTS assumptions and their use in physics teaching was carried out. In addition, two questionnaires were applied, one before and after the STS interventions. The analysis via ATD made it possible for us to understand some of the interventions. At first, the students presented in their answers a core in the neutrality of Science and Technology (ST), explaining myths as: superiority/neutrality of the model of technocratic decisions, salvationist/ redemptive perspective attributed to Science-Technology and technological determinism. After the CTS interventions/actions carried out, it was noted the recognition of such myths, since of the seven undergraduates investigated, only two denoted on some issues, postulations close to technological determinism and technocratic values. In addition, the study of the didactic intervention process revealed the limit situation experienced by the students signaling to the necessity of new didactic interventions.
Formação Inicial de Professores de Física, compreensão de licenciandos sobre inter-relações CTS, mitos sobre CT, natureza da ciência.
Initial Formation of physics teachers, understanding of undergraduate students about CTS interrelationships, myths about TC, nature of science.