EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM A PRODUÇÃO DE CORDÉIS A PARTIR DE TEMAS DE FÍSICA

Didactic experiments with the production of cordeis from subject of Physics

Autores: Ivanderson Pereira da Silva, Kleber Cavalcanti Serra, Amilson Araujo, Wagner Jose Correia de Lima e Ailton Moura Feitosa

Resumo

Esse estudo apontou possibilidades metodológicas emergentes da produção de cordéis científicos no contexto das práticas de ensino de Física. Teve por objetivos: identificar as potencialidades didáticas das vivências em um dos módulos de uma disciplina ofertada para professores de Física no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEC/FURG); descrever as repercussões desse módulo no contexto das práticas pedagógicas de dois professores de Física da Educação Básica que participaram desse componente curricular; e apontar os limites e possibilidades da produção de cordéis em aulas de Física. Esse estudo se amparou no referencial metodológico da pesquisa-formação. Como resultados, observa-se a descrição e análise de três experiências: a experiência com o módulo “Cordel no ensino de Física”; a experiência de produção de cordéis como estratégia de avaliação da aprendizagem junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da capital alagoana; e a experiência de produção de cordéis numa oficina didática com estudantes do ensino médio de uma escola pública de uma cidade do agreste alagoano. Participaram da primeira experiência 18 professores de Física. Desses, 14 produziram cordéis individualmente. A segunda experiência contou com a participação de 60 estudantes do Ensino Médio, organizados em grupos de cinco componentes, e apontou a produção de cordéis como alternativa para avaliação da aprendizagem. Dessa experiência resultaram 12 cordéis. A terceira experiência se deu no contexto de uma oficina didática. Nessa, 8 estudantes se organizaram em dois grupos e produziram dois cordéis.

Abstract

This study pointed out methodological possibilities emerging from the production of scientific cordels in the context of Physics teaching practices. Its objectives were: to identify the didactic potential of the experiences in one of the modules of a discipline offered to physics teachers in the Graduate Program in Science Education at the Federal University of Rio Grande (PPGEC / FURG); describe the repercussions of this module in the context of the pedagogical practices of two Basic Education Physics teachers who participated in this curricular component; and point out the limits and possibilities of cordage production in Physics classes. This study was supported by the methodological framework of research-training. As results, the description and analysis of three experiences are observed: the experience with the module “Cordel in the teaching of Physics”; the experience of cordage production as a strategy for evaluating learning with high school students at a public school in the capital of Alagoas; and the experience of producing string in a didactic workshop with high school students from a public school in a city in the countryside of Alagoas. Eighteen physics teachers participated in the first experiment. Of these, 14 produced twine individually. The second experience counted on the participation of 60 high school students, organized in groups of five components, and pointed to the production of string as an alternative for learning assessment. This experience resulted in 12 cordels. The third experience took place in the context of a didactic workshop. In this, 8 students organized themselves into two groups and produced two twines.

Palavras-chave

Literatura de cordel; Pesquisa-formação; Ensino de Física.

Keywords

Cordel Literature, Research-training, Physics Teaching.

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