AMBIENTE DE APRENDIZAGEM APRIMORADO POR TECNOLOGIA (TEAL): PERSPECTIVAS ATUAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA
Technology Enhanced Learning Environment (TEAL): current prospects for physics education
Autores: Denis Eduardo Peixoto
Com a intenção de realizarmos um trabalho não tradicional durante as aulas da disciplina de Física para o Ensino Médio, nos utilizamos da TEAL (Technology Enhanced Learning Environments – Ambiente de Aprendizagem Aprimorado por Tecnologia) como ferramenta didática ativa com o objetivo de aferir as dificuldades apresentadas pelos estudantes do 3° ano em um trabalho sobre “Geradores elétricos e Lei de Ohm”, principalmente no que diz respeito à matematização do assunto, ou seja, no devido equacionamento e apresentação dos resultados solicitados. Como objetivos específicos aliamos o conteúdo das aulas apresentadas com tecnologias de informação (simulações virtuais), tornando o ambiente de ensino híbrido e de modo a despertar um maior interesse dos estudantes pela temática. Por meio de agrupamentos, da utilização de notebooks e do laboratório de Ciências Físicas, realizamos práticas virtuais e experimentais sobre geradores elétricos. Para finalizarmos a atividade foi solicitada a inserção dos dados obtidos em um formulário disponibilizado na plataforma Forms, da Microsoft. Concluímos que a prática ativa das TEALs serviu aos propósitos apresentados, assim como nos forneceu informações relevantes para um trabalho que seja voltado para um maior rendimento dos alunos em exames diversos como SARESP e ENEM. Acreditamos ainda que a utilização de simulações, em conjunto com uma prática científica, contribuiu para um maior interesse dos estudantes para um conteúdo considerado demasiadamente abstrato nesse nível de escolaridade.
In this paper, we use Technology Enhanced Learning Environments (TEAL) as an didactic tool to assess the difficulties presented by the students of the High School 3rd year about “Electric Generators and Ohm Law”. As specific objectives we combine the content of the classes presented with information technologies (virtual simulations), making the teaching environment hybrid and in the expectation of increasing the students interest in the subject. We conclude that the active practice of the TEALs, served us for the purposes presented, in addition to providing relevant information for improving student performance in exams such as SARESP and ENEM. We also believe that the use of simulations, together with a scientific practice, contributed to a greater interest of students for content considered too abstract at this level of education.
Ensino por investigação, metodologias ativas, Ensino de Física.
Teaching by research, active methodologies, physics teaching.