UMA PROPOSTA PARA VIVENCIAR, NO ENSINO MÉDIO, OS CONCEITOS INICIAIS DE TERMODINÂMICA POR MEIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO
A proposal to study the initial concepts of thermodynamics in high school through a potentially significant educational unit
Autores: Rodrigo Rossi Barbosa e Luiz Otavio Buffon
Este artigo relata a construção, a aplicação em duas turmas de segunda série do ensino médio e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino dos conceitos iniciais sobre termodinâmica. Foram abordados os conceitos de temperatura, sua relação com a sensação térmica, calor, energia térmica e os processos de propagação de calor. Esta UEPS consiste no produto educacional resultante de uma dissertação de mestrado profissional em ensino de física e foi organizada em oito encontros, apresentando situações-problemas com graus crescentes de dificuldade, utilizando atividades investigativas durante as quais o professor atuou como um mediador. As atividades foram compostas de um mapa conceitual, experimentos, vídeos e uma simulação computacional. As turmas foram divididas em pequenos grupos e após cada atividade realizada, os alunos discutiram o assunto e responderam questionários posteriormente entregues ao professor. Em vários momentos houve a socialização das respostas dos questionários e o professor, junto com a turma, promoveu discussões. Desta forma, esperava-se ser possível construir ou melhorar um conhecimento já adquirido a partir do que os grupos produziram. De maneira geral, os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios, e através da análise dos dados coletados conseguimos verificar que houve, para a maioria dos alunos, desenvolvimento conceitual em grande parte do conteúdo e indícios de aprendizagem significativa.
This article reports the construction, the application in two classes of second grade of high school and the evaluation of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) for the teaching of the initial concepts about thermodynamics. The concepts of temperature, its relation with the thermal sensation, heat, thermal energy and the heat propagation processes were addressed. This UEPS consists of the educational product resulting from a professional master dissertation in physics teaching and was organized in eight meetings, presenting problem situations with increasing degrees of difficulty, using investigative activities during which the teacher acted as a mediator. The activities were composed of a conceptual map, experiments, videos and a computer simulation. The classes were divided into small groups and after each activity carried out, the students discussed the subject and answered questionnaires which were later handed over to the teacher. At various times, the responses to the questionnaires were socialized and the teacher, together with the class, promoted discussions. In this way, it was expected to be possible to build or improve knowledge already acquired from what the groups produced. In general, the results obtained in this work were satisfactory, and through the analysis of the data collected we were able to verify that there was, for most students, conceptual development in most of the content and evidence of significant learning.
Termodinâmica, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), Atividades Investigativas, Experimentos. Vídeos, Simulação, Mapa Conceitual, Aprendizagem Significativa.
Thermodynamics, Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), Investigative Activities, Experiments. Videos, Simulation, Concept Map, Meaningful Learning.