Desenvolvendo habilidades visuoespaciais: uso de software de construção de modelos moleculares no ensino de Isomeria Geométrica em Química

Developing visuospatial abilities: Use of a molecular model building software for teaching geometric isomers in chemistry

Autores: Daniele Raupp, Agostinho Serrano, Marco Antonio Moreira

Estudos experimentais e exploratórios no campo de representações revelam que os estudantes possuem dificuldades em transitar entre os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico. A habilidade necessária para transitar entre os níveis representacionais é chamada de habilidade visuoespacial ? derivada do conceito visualização espacial. A experiência com a manipulação de modelos, bem como uso de ferramentas de construção de modelos parecem ser um fator importante no desenvolvimento das habilidades visuoespaciais. Com base nesses pressupostos foi desenvolvido um método didático a ser utilizado com estudantes de Química, fazendo uso de ferramentas computacionais para visualização e compreensão de representações de conteúdos da Química, objetivando um ganho representacional e em habilidades visuoespaciais. Este método foi testado em sala de aula e alguns resultados são reportados neste artigo.

Experimental and exploratory studies in the field of representations disclose that students have trouble transiting among the macroscopic, microscopic and symbolic levels of representation; as well as from one specific representation to another. The skill required to transit among those representations is called visuospatial skill ? a derivative of the concept of space visualization. Expertise with the manipulation of models and using model building tools seem to be an efficient way to develop visuospatial skills. On that basis, it was developed a didactic method to be used with chemistry students, making use of computational tools for visualizing representations of chemistry concepts, aiming a gain in representational skills and in visuospatial abilities. In this paper, this didactic activity is throughly detailed for further usage by teachers ? and some findings are reported as well.

representações; softwares de construção de modelos em Química; habilidades visuoespaciais

representations; model building software in chemistry; visuoespatial skills